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Lagoa Branca
Vargem Grande
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ramal de V. Grande-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1909-1961) |
VARGEM
GRANDE
Município de Vargem Grande do Sul,
SP |
Ramal de Vargem Grande - km 19,443 |
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SP-2955 |
Altitude: 691 m |
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Inauguração: 12.06.1909 |
Uso atual: demolida em 14/2/2014 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Vargem Grande, projetado desde 1891, foi aberto somente em 1909, com
bitola métrica. Com apenas uma estação, a Mogiana, havia comprado
os seus direitos de uma empresa particular da região. Tinha 20 quilômetros
apenas e sobreviveu até 1961, quando foi extinto. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Vargem
Grande era a única do curto ramal do mesmo nome, aberta
em 1909. A Mogiana considerava a data de inauguração como
sendo em 12 de junho; o jornal O Estado de S. Paulo, no entanto,
anunciou na sua edição de 2/9/1909 que "foi
ontem (dia 1º) aberta ao tráfego de passageiros, mercadorias e ao serviço
telegráfico a estação de Vargem Grande, no quilômetro
20 do ramal da Cia. Mogiana". Possivelmente, como aconteceu em outros casos, a primeira inauguração fora somente para trens de cargas, ou de passageiros. Fica, porém, a dúvida.
Em 1913, estudava-se o prolongamento
do ramal até a Vila do Espírito Santo do Rio do Peixe, passando
por São Sebastião da Grama. Seriam 25.640 m até São
Sebastião da Grama e 43.940 m de linhas até Espírito
Santo do Rio do Peixe - atual cidade de Divinolândia.
Era também estudado o prolongamento até perto da confluência do ribeirão das
Contendas com o rio do Peixe, no sentido de Caconde, com mais
3.340 m. (Relatório da Mogiana, 1913). Este prolongamento
jamais saiu do papel.
A estação teve o nome modificado
pelo CNG em 1945, para Vargem Grande do Sul.
Foi finalmente
fechada em 1961, com a supressão do ramal.
A partir daí, e por algum
tempo, funcionou como agência rodoferroviária da Mogiana (Relatório
da Mogiana, 1961). Somente em 26 de julho de 1962, aliás
dia do aniversário da cidade, os trilhos começaram a
ser retirados.
"A cidade agoniza" - afirmava reportagem
da Folha de S. Paulo de 10/10/1962. Bom, ela acabou sobrevivendo.
Depois de servir de armazém particular por alguns anos, o antigo prédio
da estação estava em 2009 semi-abandonado, uma parte dele ocupado
por uma oficina mecânica.
Foi
demolida em 14 de fevereiro de 2014. A antiga estação era já uma propriedade
particular, pertencente ao empresário José Ângelo Milan Sartori e foi originalmente adquirida pela sua mãe, a advogada Guiomar Milan Sartori Orichio, em um leilão de imóveis que eram pertencentes
à Cia Mogiana.
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1894
AO LADO: Antes da Mogiana, já se apresentava um projeto de fazendeiros locais para a ferrovia (O Estado de S. Paulo, 17/8/1894). |
ACIMA: O abandono da antiga estação
era notório em janeiro de 2010 (a data na foto está
errada, de acordo com o seu autor) (Foto Irineu Trentin Jr.).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa
local; Marcelo Fassina; Plinio da Silva Telles; Irineu Trentin Jr.;
Acervo Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul; Gazeta de Vargem
Grande, 2014; Folha de S. Paulo, 1962; O Estado de S. Paulo, 1909;
Cia. Mogiana: álbum, 1910; Cia. Mogiana: relatórios
anuais, 1900-65; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana |
A estação nos anos 1930. Acervo da Prefeitura
Municipal de Vargem Grande do Sul, cessão Plinio da Silva
Telles |
Em 09/04/2000, a estação jogada às traças.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 09/04/2000, a estação jogada às traças.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Vargem Grande em 2/1/2010 (a data
na foto está errada). Foto Irineu Trentin Jr. |
A estação em 13/2/2014. Foto Gazeta de Vargem
Grande |
A estação em 14/2/2014. Foto Gazeta de Vargem
Grande |
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Atualização:
30.08.2023
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