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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1891-1971)
FEPASA (1971-1998) |
LAGOA
BRANCA
(antiga LAGOA e IPAOBI)
Município de Casa Branca, SP |
Linha-tronco - km 150,138 (1938) |
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SP-2290 |
Altitude: 703 m |
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Inauguração: 19.09.1891 |
Uso atual: ASSALABRA (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1891? |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1972, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lagoa foi inaugurada em 1891, "no lugar chamado Lagoa,
um posto telegráfico e um desvio, para facilitar o cruzamento dos
trens entre Cascavel e Casa Branca, sendo que mais tarde deverá se
construir ali uma estação para facilitar o comércio e a lavoura de
Vargem Grande, e o transporte de seus gêneros (relat. Mogiana,
14/04/1891).
A estação também cortava em dois a grande distância
de 39 km que existia entre as estações de Engenheiro
Mendes e Casa Branca, na época.
De fato, a estação foi, de 1909 a 1961, o ponto de partida de um ramal
de uma estação somente, o ramal de Vargem Grande. Em 1945,
teve seu nome alterado pelo C.N.G. para Ipaobi, mas já em 1950
passou a se chamar Lagoa Branca.
É um distrito de Casa Branca, e deve o seu nome a uma
lagoa situada do outro lado da linha, atrás da estação.
O prédio está atualmente sendo utilizado pela Associação
de Amigos do Distrito de Lagoa Branca (ASSALABRA) (agosto de 2010),
depois de ter sido em parte utilizado pela concessionária da
ferrovia (FCA) durante algum tempo. Em 2010, já contava com
uma mini-biblioteca, um mini-museu, um pequeno albergue noturno e
um deposito de material reciclavél.
Em junho de 2018, a estação apresentava-se com nova pintura e reformada.
Em tempo: o último trem de passageiros parou ali em 11 de agosto
de 1997.
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1926
AO LADO: A estação ainda não tinha
iluminação elétrica (O Estado de S. Paulo,
15/10/1926).
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ACIMA:
Esquema do pátio de Lagoa Branca em novembro de 1968
(Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA e ABAIXO: Trem de passageiros
da FEPASA em Lagoa Branca, anos 1990 (Fotos Vanderley Zago).
ACIMA: Trem PM2 da Fepasa, pintura "Ave
Maria", parado na estação de Lagoa Branca em 8
de setembro de 1993. Saudades (Foto Carlos Roberto de Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Vanderley Zago; Hermes Hinuy; Rossana Romualdo; João
Carlos; Carlos R. Almeida; Caio Bourg; Douglas Bulhões; Humberto
Alvarenga Jr.; ASSALABRA; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí;
Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1875-1969; Cia. Mogiana:
relação oficial de estações, 1937; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Lagoa, c. 1910. Álbum da Mogiana |
Estação de Lagoa, c. 1908. Foto do Álbum
da Mogiana |
A estação de Lagoa Branca, em 26/09/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em julho de 2001. Foto Rossana Romualdo |
A estaçào de Lagoa Branca, em 17/04/2002. Foto
Hermes Y. Hinuy |
A estação em 11/2006. Foto João Carlos |
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Trem da VLI! na estação, em junho de 2018. Foto Paulo Sergio Petiglio |
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Atualização:
04.07.2018
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