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VXY Mogiana em MG
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Boa Vista
Viracopos
Quilômetro 229
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
FEPASA (c.1978-1998)
VIRACOPOS
Município de Campinas, SP
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 235,331 (1994)
  SP-2964
Altitude: -   Inauguração: c.1978
Uso atual: em ruínas (2013)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1978
 
 
HISTORICO DA LINHA: Por volta de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do ramal de Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos, passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã, como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente ao porto de Santos e era na prática a retificação do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões novas de antigas estações foram criadas, todas as estações do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal, e a única estação remanescente na linha foi a de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários do Estado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Viracopos foi aberta por volta de 1978, no primeiro trecho da variante, que na época ficou conhecida como Boa Vista-Helvetia, pois somente cobria esse trecho. Esta variante
era importante para retirar o tráfego ferroviário da antiga Sorocabana de Campinas, passando a correr pelos subúrbios, pela antiga estação de Boa Vista, da CP. Como a

AO LADO: Em julho de 1960, uma reportagem anunciava que o aeroporto de Viracopos deveria funcionar até meados de agosto seguinte e que uma estação de trens seria instalada para levar os passageiros. Tal nunca aconteceu. A estação construída em 1978 foi em local completamente diferente do que se pretendia e jamais funcionou para trens de passageiros - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LA INTEIRA (Folha de S. Paulo, 8/7/1960).
estação ficava próxima ao aeroporto de Viracopos, ganhou o nome deste. Ela, ao contrário das outras estações da variante Boa Vista-

ACIMA: O trem da ALL, ainda com o logotipo da Ferroban, passa indiferente pela abandonada e depredada estação de Viracopos, em 25 de agosto de 2007 (Foto Vagner Paulo da Costa). ABAIXO: À esquerda da pilha de entulho, os restos da estação de Viracopos junto à linha (Foto Vanderley Zago, 30/1/2013).
Guaianã, tem o estilo diferente, igual às estações construídas nos trechos da antiga Mogiana retificados nessa época, como as variantes Guedes-Mato Seco e Entroncamento-Amoroso Costa. Foi construída pelo menos 9 anos antes das outras, entregues apenas em 1986. A estação era movimentadíssima nos tempos de FEPASA,
pois era encarregada de reter os trens de e para Boa Vista Nova e Velha. É e sempre foi apenas um pátio de cruzamento, como as outras da variante: nunca serviu a qualquer trem de passageiros.
(Fontes: Vanderley Zago; Rodrigo J. C.; Kelso Medici; Vagner Paulo da Costa; Folha de S. Paulo, 1960.)
     

Estação de Viracopos, em 05/09/1997. Foto Kelso Medici

Estação de Viracopos, em 05/09/1997. Foto Kelso Medici

A estação já depredada, em 14/12/2004. Foto Rodrigo J. C.

A estação em 25/08/2007. Foto Vagner Paulo da Costa
   
     
Atualização: 06.12.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.