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FEPASA (c.1978-1998) |
VIRACOPOS
Município de Campinas, SP |
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 235,331 (1994) |
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SP-2964 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1978 |
Uso atual: em ruínas (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1978 |
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HISTORICO DA LINHA: Por volta
de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação
de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às
proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do
ramal de Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação
desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos,
passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã,
como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente
ao porto de Santos e era na prática a retificação
do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha
original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões
novas de antigas estações foram criadas, todas as estações
do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal,
e a única estação remanescente na linha foi a
de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e
o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários
do Estado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Viracopos foi aberta por volta de 1978, no primeiro trecho
da variante, que na época ficou conhecida como Boa Vista-Helvetia,
pois somente cobria esse trecho. Esta variante
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era importante para retirar
o tráfego ferroviário da antiga Sorocabana de
Campinas, passando a correr pelos subúrbios,
pela antiga estação de Boa Vista, da
CP. Como a
AO LADO: Em julho de 1960, uma reportagem
anunciava que o aeroporto de Viracopos deveria funcionar até
meados de agosto seguinte e que uma estação
de trens seria instalada para levar os passageiros. Tal nunca
aconteceu. A estação construída em 1978
foi em local completamente diferente do que se pretendia e
jamais funcionou para trens de passageiros - CLIQUE SOBRE
A FIGURA PARA VE-LA INTEIRA (Folha de S. Paulo, 8/7/1960).
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estação ficava próxima ao aeroporto
de Viracopos, ganhou o nome deste. Ela, ao contrário
das outras estações da variante Boa Vista-
ACIMA: O trem da ALL, ainda com o logotipo da Ferroban,
passa indiferente pela abandonada e depredada estação
de Viracopos, em 25 de agosto de 2007 (Foto Vagner Paulo da Costa).
ABAIXO: À esquerda da pilha de entulho, os restos da estação
de Viracopos junto à linha (Foto Vanderley Zago, 30/1/2013).
Guaianã,
tem o estilo diferente, igual às estações construídas
nos trechos da antiga Mogiana retificados nessa época, como
as variantes Guedes-Mato Seco e Entroncamento-Amoroso Costa.
Foi construída pelo menos 9 anos antes das outras, entregues
apenas em 1986. A estação era movimentadíssima nos tempos
de FEPASA,
pois era encarregada de reter os trens de e para Boa Vista Nova
e Velha. É e sempre foi apenas um pátio de cruzamento,
como as outras da variante: nunca serviu a qualquer trem de passageiros.
(Fontes: Vanderley Zago; Rodrigo J. C.; Kelso Medici;
Vagner Paulo da Costa; Folha de S. Paulo, 1960.) |
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Estação de Viracopos, em 05/09/1997. Foto Kelso
Medici |
Estação de Viracopos, em 05/09/1997. Foto Kelso
Medici |
A estação já depredada, em 14/12/2004.
Foto Rodrigo J. C. |
A estação em 25/08/2007. Foto Vagner Paulo da
Costa |
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Atualização:
06.12.2013
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