A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Tabarana
Vista Alegre
...

EFMA - 1935

IBGE - 1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
...
 
E. F. Monte Alto (1922-1956)
VISTA ALEGRE
Município de Vista Alegre do Alto, SP
Linha-tronco - km 32 (1940)   SP-2969
Altitude: -   Inauguração: 02.03.1922
Uso atual: desconhecido (2012)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1922
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Monte Alto (EFMA) foi aberta em 1908, ligando a estação de Ibitirama, no trecho de bitola métrica da Cia. Paulista, que a partir de 1930 tornou-se o ramal de Jaboticabal. Em 1917, a linha foi prolongada até Homem de Mello e em 1922 chegou até Vista Alegre, donde deveria seguir para Pirangi, encontrando-se com a E. F. Oeste de São Paulo, estrada que nunca chegou a operar, embora tivesse um trecho construído entre as estações de Taiúva, da Paulista, e a cidade de Taiaçu. Em 1/7/1938, por determinação do Governo do Estado, a ferrovia foi anexada pela E. F. Araraquara, depois de anos de seguidos prejuízos. A linha chegou a ter quatro trens diários, além de bondes (automotrizes) a gasolina que percorriam a linha, principalmente quando não havia cargas a transportar, pois todas as composições eram de trens mistos. Altamente inviável economicamente por seus trens lerdos especialmente no trecho de subida de serra num trecho total muito curto (cerca de 25 quilômetros), ela foi finalmente extinta pela EFA em 1956, tendo sido os trilhos retirados não muito tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vista Alegre foi inaugurada como ponto final definitivo do prolongamento da ferrovia, feito em 1922, a partir da estação de Tabarana, e a pedido dos fundadores da cidade (hoje Vista Alegre do Alto), estabelecida três anos antes como a sucessora do pequeno povoado de Colônia Seca, em terras da

ACIMA: Na estação de Vista Alegre, nos anos 1930, o trem de passageiros tem o carro da C. M. M. A. (Companhia Mrlhoramentos de Monte Alto), mas o vagão entre este e a locomotiva é da C. P. (Companhia Paulista). Notar a estação ao lado do vagão (Autor desconhecido).
fazenda Boa Vista. A linha entre Tabarana e Vista Alegre já estava pronta pelo menos desde o final de 1920, mas foi inaugurada somente em 1922. A estação, em estilo completamente diferente das outras da linha, é de madeira e está bastante bem conservada, pelo menos em seu aspecto externo, não muito longe do centro da cidade. Fechou com a linha, em 1956. Em 2001 estava sendo utilizada como moradia. Em 2012 estava reformada e com uma réplica de locomotiva a vapor (feita em madeira) em sua plataforma.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ulisses Fiorin; Jobes da Rocha; Walderico Clemenceau Veras; Douglas Razaboni; Antonio Fiorani; E. F. Araraquara: Relatórios oficiais, 1940-60; Eugenio Egas: Os Municípios Paulistas (M-Y), Seção de Obras do Estado de São Paulo, 1925; IBGE, 1956; Guias Levi, 1932-57; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1937. Acervo Walderico Clemenceau Veras. Cessão Antonio Fiorani

Antiga estação de Vista Alegre, em 18/04/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

Antiga estação de Vista Alegre, em 18/04/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht

Antiga estação de Vista Alegre, em 18/04/2001. A rua era o antigo leito da linha. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2005. Foto Douglas Razaboni

A estação restaurada em abril de 2012. Foto Ulisses Fiorin
     
Atualização: 20.04.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.