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VXY Mogiana em MG
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Pirituba
Vila Clarisse
Jaraguá-velha
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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E. F. Santos-Jundiaí (1955-1994)
CPTM (1994-)
VILA CLARISSE
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 93,442 (1960)   SP-2978
Altitude: 790 m   Inauguração: 01.09.1955
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual:
 
 
HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vila Clarisse foi aberta em 1955 pela Santos-Jundiaí para atender aos trens de subúrbio.

Também se chamou Nossa Senhora do Ó nos anos 1960 e, nos anos 1970, Parada Tietê. Somente tomou o nome atual depois de um acordo entre as associações de bairros da região nos anos 1970.

CONTESTAÇÃO: A estação Vila Clarisse não teve sua denominação alterada e a foto do Diário Popular está errada, nela, na época, essa era a parada Piqueri, e se comparar as fotos vê-se que  em 1962 a "Vila Clarisse‘’ já era uma formada e não uma simples parada, o relevo e a vegetação são outros, a passarela (que é ao fundo) não existia sendo que ela foi construída ao mesmo tempo que a estação (ali nunca teve passagem de nível). De alguma forma a reportagem do Diário Popular, que eu muito apreciava (até Menotti Del Picchia escrevia nele) falhou. Esta constestação está baseada na foto abaixo, tirada pelo jornal Diário Popular e publicada em sua edição de 13 de março de 1967. Autor desta: e-mail não iddentificado, em 22/2/2021.

Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM.

Em março de 2009, a estação estava em reformas.

ACIMA: A estação em 1967, chamada nesta reportagem de Parada Tietê (Foto Diario Popular, 13/3/1967).

ACIMA: A plataforma da estação em fase de construção das novas fundações, ao lado esquerdo, sentido São Paulo-Francisco Morato (Foto Vagner Costa em 20 de março de 2009).

(Fontes: Alexandre Giesbrecht; Sergio Barbosa da Silva; Paulo Mendes; William Gimenez; Vagner Costa; Guia Geral das Estrada de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1962. Acervo Paulo Mendes

A estação de Vila Clarisse nos anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

A estação em 2010. Foto Sergio Barbosa da Silva

A estação em 1/12/12. Foto Alexandre Guesbrecht
   
     
Atualização: 07.03.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.