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Pirituba
Vila Clarisse
Jaraguá-velha
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
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E. F. Santos-Jundiaí
(1955-1994)
CPTM (1994-) |
VILA
CLARISSE
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 93,442 (1960) |
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SP-2978 |
Altitude: 790 m |
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Inauguração: 01.09.1955 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Vila Clarisse foi aberta em 1955 pela Santos-Jundiaí para
atender aos trens de subúrbio.
Também se chamou Nossa Senhora do Ó nos anos 1960 e, nos anos 1970, Parada Tietê. Somente tomou o nome atual depois de um acordo entre as associações de bairros da região nos anos 1970.
CONTESTAÇÃO: A estação Vila Clarisse não teve sua denominação alterada e a foto do Diário Popular está errada, nela, na época, essa era a parada Piqueri, e se comparar as fotos vê-se que em 1962 a "Vila Clarisse‘’ já era uma formada e não uma simples parada, o relevo e a vegetação são outros, a passarela (que é ao fundo) não existia sendo que ela foi construída ao mesmo tempo que a estação (ali nunca teve passagem de nível). De alguma forma a reportagem do Diário Popular, que eu muito apreciava (até Menotti Del Picchia escrevia nele) falhou. Esta constestação está baseada na foto abaixo, tirada pelo jornal Diário Popular e publicada em sua edição de 13 de março de 1967. Autor desta: e-mail não iddentificado, em 22/2/2021.
Hoje atende aos trens metropolitanos da CPTM.
Em março
de 2009, a estação estava em reformas.
ACIMA: A estação em 1967, chamada nesta reportagem de Parada Tietê (Foto Diario Popular, 13/3/1967).
ACIMA: A plataforma da estação em
fase de construção das novas fundações,
ao lado esquerdo, sentido São Paulo-Francisco Morato (Foto
Vagner Costa em 20 de março de 2009).
(Fontes: Alexandre Giesbrecht; Sergio Barbosa da Silva;
Paulo Mendes; William Gimenez; Vagner Costa; Guia Geral das
Estrada de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1962. Acervo Paulo Mendes |
A estação de Vila Clarisse nos anos 1990. Foto
cedida por William Gimenez |
A estação em 2010. Foto Sergio Barbosa da Silva |
A estação em 1/12/12. Foto Alexandre Guesbrecht |
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Atualização:
07.03.2021
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