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Bairro Alegre
Águas da Prata
Tajá
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ramal de Caldas - 1970
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1886-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ÁGUAS
DA PRATA (antiga PRATA)
Município de Águas da Prata,
SP |
Ramal de Caldas - km 42,452 |
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SP -0870 |
Altitude: 818 m |
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Inauguração: 01.10.1886 |
Uso atual: centro cultural (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Caldas foi inaugurado em 1886, para trazer mercadorias da
região de São João da Boa Vista e de Poços de Caldas (na época conhecida
como Caldas), já em território mineiro. O ramal seguiu, entretanto,
deficitário por muitos anos, chegando a ter, de tempos em tempos,
seus trens de passageiros suspenso devido a isso. Porém, acabou por
ser o único de todos os ramais da Mogiana que permanece ativo até
hoje, por causa do transporte de minério de alumínio da estação de
Bauxita, uma antes da de Poços de Caldas. Trens de passageiros circularam
pela linha até fins de 1976, quando foram suprimidos. Até meados dos
anos 90, um trem turístico ainda percorria em determinadas ocasiões
o ramal, mas hoje nem ele existe. Os trilhos, entretanto, foram retirados
no trecho terminal em Poços de Caldas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1886 com o ramal, e com o nome de Prata.
Na verdade, encontram-se literaturas dando a ela, nessa época,
o nome de Raiz da Serra, nome dado a diversas estações
que eram as últimas antes de uma subida de serra mais acentuada.
A cidade se originou a partir da estação, desenvolvendo-se como estância
hidromineral. Por muitos anos, o local todo foi conhecido como Estação
da Prata.
A Mogiana construiu um novo prédio para a estação em 1919 (*RM-1919),
que parece ser o o atual.
Em 01/03/1935 teve o nome alterado para o atual, Águas da
Prata.
Fica praticamente no centro da cidade, e seus trilhos e desvios estão
em local aberto.
Durante algum tempo depois da supressão dos trens de passageiros (1976),
mantinha-se, com horário irregular e somente durante fins de semana,
um trem turístico que passava por ali, durante alguns anos, até
acabar definitvamente nos anos 1990.
O pátio ferroviário já teve girador, que foi
aterrado pela prefeitura. Os banheiros ainda mantinham as peças
de louça originais. Há luminárias muito antigas.
A estação é um museu vivo, realmente.
Em 2016, ainda passavam quase que diariamente por ali as composições
que carregam minério de bauxita para a fábrica de Alumínio,
da Votorantim, à vezes com mais de oitenta vagões.
A estação foi tombada pelo CONDEPHAAT em 20 de março
de 2018.
O escritor e historiador Capistrano de Abreu, no fim de
sua vida, conheceu a cidadezinha e não se impressionou
muito com ela: " Águas da Prata, setembro de 1925.
Prata, na fronteira de Minas, não é vila nem mesmo freguesia.
Tem três hotéis, duas pensões, cassinos, orquestras; data
de muito poucos anos. Uma só torneira basta para os aquáticos,
talvez porque a maioria prefere água engarrafada" ( Carta
para João Lucio de Azevedo).
1930
À DIREITA: Na estação de Águas
da Prata, duas senhoras conversam nos anos 1930 (Acervo José
Antonio Vignoli)
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ACIMA: Estação e pátio
de Águas da Prata, possivelmente anos 1930 (Acervo J.
P. Barbosa Filho).
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha
em parte da região de Águas da Prata. A estação
está no canto esquerdo inferior do mapa, bem nítida.
PARA VER UMA AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Arquivo Publico
Mineiro).
ABAIXO: Esquema do pátio de Águas
da Prata em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter
maiores informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista,
Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA: Bilheterias da estação
em março de 2012 (Foto Leonardo Patara).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Leonardo Patara; Decio __; Lucas Cortopassi;
Irineu Trentin Junior; J. P. Barbosa Filho; José Flavio; José
Antonio Vignoli; Fabio Dardes; Caio Bourg; Museu da Companhia Paulista,
Jundiaí, SP; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969;
IBGE, 1960; Mapas e fotografia (1970) - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos primeiros tempos: anos 1890. Foto
cedida por Nilson Rodrigues. Acervo José Flavio |
Estação de Prata, anos 1930. Cartão Postal.
Autor desconhecido |
A família na estação, em 1952. Acervo José
Antonio Vignoli |
A estação nos anos 1970. Acervo Ralph M. Giesbrecht |
Um dos últimos trens de passageiros a correr no ramal,
só com um carro, em 1975. Foto Fabio Dardes |
A estação em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 24/04/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 03/2003. Foto Lucas Cortopassi |
A estação em 12/2008. Autor desconhecido |
A estação em 01/2009. Foto Irineu Trentin Junior |
A estação em 27/9/2014 - Foto Decio |
A estação em 30/3/2016. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
05.12.2021
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