|
|
...
Itatan
Alcantis
Lageado
...
Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1924-1954) |
ALCANTIS
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco original - km 299,462
(1924); km 287,770 (1931); |
|
SP-0886 |
Altitude: 653 m |
|
Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta
em 1924 como "posto telegráfico do km 299" (km 299+462, com
320 m de desvios, ganhou o nome de Alcantis a partir de 01/05/1927.
O motivo da abertura do posto foi o fato de eles serem parte do programa
de remodelação para o aumento projetado para a capacidade
do tráfego da Estrada.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Foi desativada em 1954, fazendo parte não mais do tronco, mas desde
1952, da parte inicial do ramal de Porto Martins, no trecho
que restou do tronco original desativado neste ano com a abertura
da variante Juquiratiba-Botucatu.
A estação foi demolida. Em 2002, existia ainda uma bica d'água
em ruínas, ao lado da plataforma da estação,
bica esta que, com as inscrições "CUS&Y",
da Cia. Sorocabana e Ytuana, data de 1896, mostravam que, bem antes
da inauguração da estação em 1924, ali
já havia alguma parada para alimentação de locomotivas,
o que seria provável, pois a distância entre as estações
de Vitoriana e de Botucatu era de 16 km.
As ruínas, em terras da Fazenda do Lageado, estavam
ainda totalmente tomadas pelo mato em 2016 e ainda tornava o acesso
difícil em 2016.
(Veja mais sobre ALCANTIS)
CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Alcantis e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
|
(Fontes: Marcos José Sierra; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
Restos da antiga plataforma da estação de Alcantis,
em 2002. Foto Marcos José Sierra, de Botucatu |
Ao lado da antiga estação, ruínas da bica
que fornecia água para a estação, com a
inscrição da CUSY. Foto Marcos José Sierra,
de Botucatu, SP |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.04.2020
|
|