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Alcantis
Lageado
Botucatu
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1938-1954) |
LAGEADO
(ITAIÁ)
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco - km 291,280 |
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SP-2292 |
Altitude: - |
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Inauguração: 28.08.1938 |
Uso atual: Centro Educacional (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Lageado
era uma parada, aberta em 1938, na linha antiga da Sorocabana, parada
esta que não aparecia nos seus relatórios.
A partir de 27 de agosto de 1946, o nome da parada passou a ser Itaiá
(Revista Nossa Estrada, no. 177, março de 1953), nome
que parece não ter sido efetivamente adotado pelos usuários.
Foi desativada em 1954, com a extinção, primeiro, do
tronco velho da Sorocabana entre Juquiratiba e Botucatu,
e, logo depois, do trecho que restou, entre Botucatu e Porto
Martins.
O prédio ainda existe, na Fazenda Lageado, em Botucatu,
sem os trilhos, claro, mas ainda com a velha plataforma, e serviu
como sede da estação experimental da FAESP; em 2008
já era um centro educacional. No logotipo do prédio,
sobre a porta central de entrada, está escrita a data de 1958
e o logotipo "EEB", em letras estilizadas da "EFS".
O "EFB" é uma mudança feita posteriormente
por algum motivo extra-ferrovia; a data de 1958 indica na verdade
a data em que o prédio foi reformado para abrigar o grupo escolar
da fazenda Lageado, mais tarde Grupo Escolar Profa. Mariquinha Galvão.
A data foi "reescrita" com o 3 virando um 5. Esse grupo
funcionou por um bom tempo, até a passagem da Fazenda, do Ministerio
a Agricultura [federal] para a Unesp [Estadual]. O sr. Claudio Minetto,
que me passou a informação sobre a reforma da esstação
em 1958, esteve presente à inauguração.
"Estive lá no Lageado e pude verificar a estação. Está em
bom estado de conservação. Pena que não tive como fotografá-la no
momento. O logotipo "EEB" deve-se ao fato da fazenda Lageado ter servido,
de 1934 a 1972, de Estação Experimental do Café de Botucatu. Por isso
o EEB. A partir de 1972, passou a funcionar ali a faculdade de agronomia
e posteriormente e atualmente a UNESP Botucatu" (Felipe
Coelho de Souza Petean, 19/11/2013).
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Lageado e outras
saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Mapa com a posição da estação de Lageado (Fazenda Lageado) em 1949. No mapa aparece também a estação de Botucatu (IHG, 1949).
(Fontes: Felipe Coelho de Souza Petean; Adriano
Martins; Claudio Minetto; Marcos José Sierra; Jorge Luiz; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação do Lageado, em 2002. Foto Marcos José
Sierra, de Botucatu, SP |
A antiga estação em 2008. Foto Jorge Luiz |
A antiga estação em janeiro de 2016. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
11.04.2021
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