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Tronco EFS - 1935
 
 
E. F. Sorocabana (1924-1954)
ITATAN
Município de Botucatu, SP
Linha-tronco original - km 284,402 (1931)   SP-2146
    Inauguração: 1924
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1924, como "posto do km 297", ganhou o nome definitivo de Itatan em 01/05/1927. Foi fechada em

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926 - Extensão dos desvios para 330 m

04/11/1931, depois reaberta em 3/11/1941, "só para cruzamento de trens" (Revista Nossa Estrada, no. 177, março de 1953), e

ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Itatan e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
finalmente desativada em 1954, ainda fazendo parte não mais do tronco, mas desde 1952, da parte inicial do ramal de Porto Martins, no trecho que restou do tronco original desativado em 1952 com a abertura da variante Juquiratiba-Botucatu. Hoje, no local existe uma pedreira. A estação foi demolida, de acordo com Carlos de Campos, de Botucatu, SP (18/05/1999). CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
     
     
     
     
Atualização: 26.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.