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Araraquara
Américo Brasiliense
Santa Lúcia
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998) |
AMÉRICO
BRASILIENSE
Município de Américo Brasiliense,
SP |
Linha-tronco - km 265,442 (1958) |
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SP-0903 |
Altitude: 716,830 m |
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Inauguração: 01.04.1892 |
Uso atual: seção da Prefeitura
(2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1892 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
defoi aberta em 1892, Ou em 1891 (segundo noticia de jornal da época (ver caixa de 1891, abaixo). Divergência de datas, portanto, na linha Araraquara-Rincão.
A estação
de Américo Brasiliense foi inaugurada em 1891 de forma provisoria (segundo noticia de jornal da época - ver caixas de 1891, abaixo) e depois de forma definitiva em 1892 (segundo relatórios da Cia. Paulista).
Seu nome
homenageava o Presidente (Governador do Estado) da época.
Assim era descrito o local em 1897, cinco anos depois da abertura
da estação, quando já era um bairro do município
de Araraquara: "Americo Brasiliense é uma bela
povoação com cerca de cinquenta casas, construídas
de tijolos e gosto moderno (...)" (Anna Maria Martinez
Corrêa: Araraquara, 1720-1930 - Um capítulo da história
do café em São Paulo, Ed. Cultura Acadêmica, 2008).
Em 1917, o local já era um distrito do município de
Araraquara.
A estação foi fechada em 1977, embora embarcasse e desembarcasse
passageiros até 1997. Em 1978, estava abandonada.
Em 1986, estava alugada para a Casa de Móveis Caribi. Em 2013,
o prédio abrigava uma seção da Prefeitura, mas seu estado de
conservação do prédio era ruim. Aliás, a estação é pequena
e não muito bonita. Curioso: a placa de altitude na estação
acusava um valor 4 metros mais baixo que a altitude que consta nos
relatórios da Paulista dos anos 1960 (e que está mostrado
no topo da página).
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Antonio Carlos Mussio)
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1891
AO LADO: Pedida a inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891). |
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1891
AO LADO: Inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Nilton Gallo; Marcelo G. Teixeira; Antonio Carlos Mussio; Rafael Correa;
Rogerio Tampellini; O Estado de S. Paulo, 3/10/1978; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1876-1969; Anna Maria Martinez Corrêa:
Araraquara, 1720-1930 - Um capítulo da história do café
em São Paulo, Ed. Cultura Acadêmiva, 2008; IBGE, 1970;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1989. Foto Nilton Gallo |
A estação em 1989. Foto Nilton Gallo |
A estação em 1996. Foto Marcelo G. Teixeira |
A estação em 1996. Foto Marcelo G. Teixeira |
A estação em 1996. Foto Marcelo G. Teixeira |
Em 21/08/1998, a estação. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2008. Foto Rafael Correa |
A estação em 2010. Foto Rogerio Tampellini |
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Atualização:
11.12.2020
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