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VXY Mogiana em MG
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Américo Brasiliense
Santa Lúcia
Tapuia
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1892-1971)
FEPASA (1971-1998)
SANTA LÚCIA
Município de Santa Lúcia, SP
Linha-tronco - km 271,045 (1958)   SP-2873
Altitude: 697,820 m   Inauguração: 01.04.1892
Uso atual: academia de ginástica (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: provavelmente 1892
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Lúcia foi inaugurada em 1891 de forma provisoria (segundo noticia de jornal da época - ver caixas de 1891, abaixo) e depois de forma definitiva em 1892 (segundo relatórios da Cia. Paulista).

Em 1917, o local já era um distrito do município de Araraquara.

Foi desativada em 1977.

Fica no centro de Santa Lúcia, cidade pequena e recentemente emancipada como município, e que claramente se desenvolveu a partir da estação; a rua principal corre ao longo da linha. Em agosto de 2005, estava sendo usada como academia de ginástica. Estava mal conservada e ao seu lado a torre da cabina de comando abrigava a Secretaria de Cultura do município.

1891
AO LADO: Inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 22/8/1891).

1891
AO LADO: Inauguração provisoria da estação no dia 31 de agosto (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891).
ACIMA: O largo da estação em Santa Lúcia em 1915. Ao fundo, à direita, a estação (Álbum de Araraquara, 1915).

1916
AO LADO: Situação da linha na região da estação de Santa Lucia não era nada boa (O Estado de S. Paulo, 27/1/1916).

1921
AO LADO: A impressão é ruim, mas dá para ler: Obras de aumento da bitola aumentam na estação (O Estado de S. Paulo, 11/7/1921).

1923
AO LADO: Um armazém para a estação (O Estado de S. Paulo, 8/6/1923).

ACIMA: No pátio visto da frente da fachada da estação, o velho armazem (azul e branco) e casas da ferrovia (Foto Rafael Correa, dezembro de 2008).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; José H. Bellorio; José A. Vignoli; Rafael Correa; Rogerio Tampellini; Álbum de Araraquara, 1915; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1923; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1876-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, anos 1990. Foto José A. Vignoli

Em 21/08/1998, a estação de Santa Lúcia, fechada. Foto Ralph M. Giesbrecht

A cabine de comando da estação, em 26/02/2002. Foto José H. Bellorio

A estação, em 26/02/2002. Foto José H. Bellorio

Fachada da estação em 03/08/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/08/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2008. Foto Rafael Correa

A estação em 27/2/2019. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 11.12.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.