A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Saint Martin
Anhangaí
Jacarecatinga
...

ramal de Lussanvira-1950

OESP - 1928
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Noroeste do Brasil (1909-1961)
ANHANGAÍ
Município de Araçatuba, SP
Linha-tronco original - km 339,815 Ramal de Lussanvira - km 59,405   SP-0914
Altitude: 290,000 m   Inauguração: 01.05.1909
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Lussanvira, era parte do tronco da Noroeste até pelo menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando problemas para os ferroviários e moradores da região. Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido, pois era o que apresentava piores condições para tráfego e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação, foi submergido pela construção da represa de Três Irmãos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Canal do Inferno foi aberta no tronco da Noroeste em 1909. Uma notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 8/12/1909 mostra que "foram approvados os estudos definitivos do trecho comprehendido entre o ramal e a estação do Canal do Inferno e Itapura, na linha férrea Bauru-Itapura, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil". Traduzindo, o artigo queria dizer que as obras para a união dos trilhos entre o canal e Itapura somente se iniciaria agora. Com efeito, as estações seguintes foram abertas em meados de 1910.

Em 1913, o nome já era Anhangaí, tradução literal do nome anterior: "No km 340 é a estação de Anhangaí, em frente do Canal do Inferno e pouco abaixo da ilha das Cruzes" (Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de
1913
).

Em janeiro de 1941, passou a fazer parte do ramal de Lussanvira. Foi desativada em 1961 com o ramal.

1909
À ESQUERDA: Notícia sobre a inauguração das estações de Aracanguá e de Anhangahy (O Paiz, 13/5/1909).

1909
AO LADO: Relatório de 1944 conta como era a Anhangaí - de 1909, quando a estação foi inaugurada - PARA VER O RELATORIO TODO, CLIQUE SOBRE O TEXTO (O Estado de S. Paulo, 12/10/1944).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1962. Ao lado, saiba mais sobre o ramal de Lussanvira - clique sobre a foto para ver mais detalhes. Veja aqui horários em maio de 1941 (Guias Levi).
(Fontes: Sylvio Saint Martin: Breve Histórico sobre a E. F. Noroeste do Brasil, 1913; O Estado de S. Paulo, 1909; O Estado de S. Paulo, 1928; E. F. Noroeste do Brasil: Relação oficial de estações, 1937; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 21.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.