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Saint Martin
Anhangaí
Jacarecatinga
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ramal de Lussanvira-1950
OESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1909-1961) |
ANHANGAÍ
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco original - km 339,815
Ramal de Lussanvira - km 59,405 |
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SP-0914 |
Altitude: 290,000 m |
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Inauguração: 01.05.1909 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Lussanvira, era parte do tronco da Noroeste até pelo
menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Canal do Inferno foi aberta no tronco da Noroeste em 1909.
Uma notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo
de 8/12/1909 mostra que "foram approvados os estudos definitivos
do trecho comprehendido entre o ramal e a estação do Canal do Inferno
e Itapura, na linha férrea Bauru-Itapura, da Estrada de Ferro Noroeste
do Brasil". Traduzindo, o artigo queria dizer que as obras
para a união dos trilhos entre o canal e Itapura somente
se iniciaria agora. Com efeito, as estações seguintes
foram abertas em meados de 1910.
Em 1913, o nome já era Anhangaí, tradução
literal do nome anterior: "No km 340 é a estação
de Anhangaí, em frente do Canal do Inferno e pouco abaixo
da ilha das Cruzes" (Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, Sylvio Saint Martin, junho de
1913).
Em janeiro de 1941, passou a fazer parte do ramal de Lussanvira.
Foi desativada em 1961 com o ramal.
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1909
À ESQUERDA: Notícia
sobre a inauguração das estações
de Aracanguá e de Anhangahy (O Paiz, 13/5/1909).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1962.
Ao lado, saiba mais sobre o ramal de Lussanvira - clique sobre
a foto para ver mais detalhes. Veja aqui horários
em maio de 1941 (Guias Levi). |
(Fontes: Sylvio Saint Martin: Breve Histórico
sobre a E. F. Noroeste do Brasil, 1913; O Estado de S. Paulo, 1909;
O Estado de S. Paulo, 1928; E. F. Noroeste do Brasil: Relação
oficial de estações, 1937; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
21.06.2020
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