Ramal de Lussanvira (São Paulo) |
E. F. Noroeste
do Brasil (1940-1961) |
Trem
que percorria o ramal de Lussanvira, no seu trecho total entre as estações
de Araçatuba e de Lussanvira, esta última situada na margem
sul do rio Tietê e pertencente ao município de Pereira
Barreto, distante da sede cerca de 6 km atravessando o rio. O ramal era uma remanescente do tronco original da Noroeste do Brasil, que passava por ali e prosseguia, após Lussanvira, por três outras estações até chegar a Itapura e atravessar o rio Paraná. Em 1940 foi inaugurada a variante da Noroeste pela divisa de águas dos rios Aguapeí e do Peixe e a linha seguiu como sendo um ramal, eliminando-se, no entanto, as estações após Lussanvira. O último trem que passou pelo trecho Lussanvira-Itapura fê-lo em 20 de janeiro de 1941. Depois de várias tentativas de erradicação, o ramal foi extinto para passageiros e cargas em 1961. A área próxima a Lussanvira, incluindo-se a estação e a vila, foram inundadas mais tarde com a construção de uma represa. |
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Algumas notícias sobre o ramal
durante os anos 1940, 1950, 1960 e até 1970, quando o ramal
já não mais existia: |