|
|
...
Boituva
Anisio de Morais
Hungria
...
Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1908-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ANÍSIO
DE MORAIS
(antiga CHAVE PAINEIRAS)
Município de Boituva, SP |
Linha-tronco - km 155,977 |
|
SP-0912 |
|
|
Inauguração: 02.03.1908 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1923 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Estava sendo
construída em 1906: "Posto telegráfico de Paineiras
- Com a construcção do edifício e estabelecimento
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Na saída do patio foi feito o alargamento do corte
e o puxamento da linha velha. Foi iniciado o movimento de
terra nesse trecho (construção de variante entre
esta estação e a de Cerquilho). Em alguns trechos
a nova linha já foi entregue ao trafego. Foi feita
a remodelação do patio da estação
e a modificação da estação, dando
moradia ao chefe. A variante de Boituva a esta estação
também está com obras em andamento
|
dos desvios, despendeu-se a somma de Rs 4:365$989" (Relatório
da E. F. Sorocabana para 1906). Foi finalmente aberta em março
de 1908, como um posto telegráfico de nome Chave Paineiras.
Em 1916, a estação recebeu o nome atual, Anísio de Morais.
O prédio foi construído somente em 1918. Em 1920, as condições da
estação eram péssimas, pois a estação era "um pardieiro", de
ACIMA: Armazens de Anísio de Morais, em 2008
(Foto Douglas Razaboni). ABAIXO: Guarita construída sobre a
plataforma e em bom estado em 2009 (Foto Thiago Amato).
acordo com o relatório do Estado, novo dono da Sorocabana desde 1919.
Segundo Lourenço Paz, a estação embarcava o café da
região , tendo dois armazéns próximos, e também gado. O prédio foi,
nessa época, provavel-mente demolido e outro foi construído em seu
lugar. Em 1986, a estação já estava completamente abandonada. Foi
demolida pouco tempo depois. Hoje, uma pequena vila com uma igreja
bem cuidada teimam em continuar por ali, embora saiba-se que de vez
em quando há "desova" de corpos deixados dentro dos
vagões por marginais... Quem vive por ali nega o fato. Em 2005,
existe uma pequena construção de blocos, bem cuidada,
feita na ponta da plataforma: lá mora o sr. Valdecir, que,
segundo ele, é funcionário da ferrovia.
(Fontes: Thomas Correa; Adriano Martins; Douglas Razaboni;
Thiago Amato; Lourenço Paz; Paulo R. Banhara; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1875-1969; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação já depredada, em 1986. Foto do
relatório da Fepasa, 1986 |
Em 28/10/2000, somente sobrou a plataforma com mato. Foto Lourenço
Paz |
Nos desvios da estação demolida, os vagões
e, ao fundo, a igreja perdida, em 09/2002. Foto Adriano Martins |
Antigos armazéns da ferrovia em Anísio de Morais,
em 09/2002. Fotos Adriano Martins |
A plataforma da estação, o que sobrou de Anísio
de Morais, em 09/2002. Fotos Adriano Martins |
Quem diria, ainda há uma casinha de blocos na ponta da
plataforma, até que bem cuidadinha. Foto Paulo Roberto
Banhara em 26/03/2005 |
|
|
|
|
Atualização:
19.05.2013
|
|