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Iperó
Boituva
Anísio de Morais
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Saída para o ramal de Itararé (1888-1929):
Americana-velha
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Saída para o ramal de Porto Feliz (1920-1962): Jupira
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Sorocabana
(1882-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BOITUVA
Município de Boituva, SP |
Linha-tronco - km 167,663 (1924); km 148,732 (1931); km 148,055 (1960) (*) |
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SP-1049 |
Altitude: 640 m |
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Inauguração: 16.07.1882 |
Uso atual: Alcoolicos Anonimos (2013) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1933 |
(*)
As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas e
Manduri neste ano. |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Boituva foi inaugurada em 1882 como ponta de linha. A data exata teria sido 16 de julho, um domingo, de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, ou 10 de julho e com data da chegada do primeiro trem regular de passageiros à estação (ver caixas abaixo, de 1882).
Sete anos depois, em 1889, a estação passou a ser o ponto de saída para o ramal de Tatuí,
que mais tarde, aumentado, passou a ser o ramal de Itararé,
segundo da Sorocabana em tamanho.
Em 1920, outro curto ramal, para Porto Feliz, passou
também a sair da estação.
"Boituva - estação de entroncamento do ramal de Porto Feliz e inicial
da linha Itararé - acha-se situada em um pequeno patamar com rampas
descendentes em todos os sentidos, condição essa que dificulta a composição
de trens e tem mesmo sido causa de diversos accidentes". O texto,
extraído do relatório de Sorocabana de 1920, mostra os problemas que
levaram à troca de estação de entroncamento para Itararé.
Em 1924, a saída do ramal, para os trens cargueiros, passou
a se dar por um posto do quilômetro 158, situado entre as estações
de Boituva e de Santo Antonio, que, com a duplicação
da linha e mudança definitiva da saída do ramal de
Itararé para a estação de Santo Antonio
(depois, Iperó) em 1929, desapareceu. (veja POSTO
DO KM 158-LT)
Então, a partir de janeiro de 1929, a saída do ramal de
Itararé passou a ser em Santo Antonio Nova (Iperó),
pois as condições naquele ponto eram melhores, principalmente com
a retificação e duplicação da linha, concluídas naquele ano. Historiadores
de Boituva citam também a intransigência do fornecedor
de água em aumentar o suprimento para a estação
de Boituva como outro fator decisivo para a mudança
de local da bifurcação de linhas.
Em 1962, o ramal de Porto Feliz foi extinto. A partir de 1990,
a estação ficou anos abandonada, e chegou a ser interditada no fim
de 1996 pela Fepasa por risco de desabamento.
Nos últimos meses de 2000 a Prefeitura a reformou e lá instalou a
Secretaria de Turismo. Aliás, segundo ex-ferroviários, atrás da cabina
de controle, onde hoje existe uma quadra poliesportiva, havia um girador.
Em dezembro de 2008 o prédio servia como sede do Sindicato
dos Trabalhores do Serviço Público Municipal de Boituva.
"Apesar do prédio ser utilizado pelo "AA", apresenta rachaduras
no salão e telhado da plataforma com diversas telhas quebradas. A
linha em condições precárias, como sempre na malha administrada pela
ALL. Não gosto de ficar batendo na mesma tecla, mas quem viveu a Sorocabana,
ver do jeito que está é de lascar. Há um dormente quebrado
na plataforma em frente da cabina. Os trens que passam em Boituva
são raros. Até a privatização, por volta de 2000, eram pelo menos
4 trens de passageiros por dia e diversos cargueiros. O pátio, que
no passado foi ponto de partida do ramal de Porto Feliz, tem apenas
uma linha que passa junto da plataforma. As demais foram arrancadas
e o material deve ter sido reaproveitado em outros pontos. Uma pena"
(Carlos Roberto de Almeida, 25/8/2013).
ACIMA: Horário dos primeiros trens para Boituva em 1882, a partir de 10 de julho: eram oito horas de viagem entre São Paulo e Boituva - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (A Provincia de S. Paulo, 05/07/1882).
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1882
AO LADO: Estação de Boituva: a estação iria ser inaugurada no dia 16 de julho (A Provincia de S. Paulo, 15/07/1882). |
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1882
AO LADO: Estação de Boituva, confirmado:a estação já funcionava desde o dia 16 de julho, um domingo (A Provincia de S. Paulo, 20/07/1882). |
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1898
AO LADO: Estação de Boituva, "um bom edificio, mas carece de limpeza" - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO. (O Estado de S. Paulo, 9/2/1898). |
1917
AO LADO: Atrasos da Sorocabana em Boituva e em outras estações da linha geram reclamações dos usuarios (O Estado de S. Paulo, 16/1/1917). |
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1917
AO LADO: Reforma no bar da estação (O Estado de S. Paulo, 18/1/1917). |
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1922
AO LADO: Atraso dos trens para Boituva
(O Estado de S. Paulo, 4/2/1922). |
ACIMA: A estação antiga de Boituva com duas plataformas em 1923,
no tempo em que o ramal de Itararé - e também o ramal
de Porto Feliz - ainda saíam de lá (Autor desconhecido).
ACIMA: Os ramais de Boituva até 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO BEM) (Montagem Igror Eliezer em 2018).
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1933
AO LADO: Um novo predio para a estação de Boituva
(O Estado de S. Paulo, 17/2/1933). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Inauguração da cabine de sinalização;
cobertura da plataforma |
ACIMA: Vista aérea da pequena Boituva em 1939. A linha
aparece vinda do canto superior direito, passa pela estação
e segue para o canto inferior esquerdo da foto. Já o ramal
de Porto Feliz, ainda existente, segue da estação fazendo
uma curva para o centro da foto e depois saindo para a esquerda, em
nova curva para próximo ao canto esquerdo inferior (IGGSP-EMFA).
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1933
AO LADO: Acidente em Boituva
(O Estado de S. Paulo, 4/9/1942). |
ACIMA:
Parte do pátio da estação de Boituva, vendo-se
a saída para o ramal de Porto Feliz, à direita, e também
o virador de locomotivas: sem data (Acervo da Prefeitura de Boituva). ABAIXO:
Em 31/7/1993 ainda existia a saída do ramal de Porto Feliz,
erradicado 31 anos antes! Já o virador parece não estar
mais lá (Foto Carlos R. Almeida).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local;
Rafael Asquini; Roberto Caner; Hermes Y. Hinuy; Carlos R. Almeida;
Nelson Silva; Acervo Miguel Saad; IGGSP-EMFA; Prefeitura Municipal
de Boituva; Sorocabana: Relatórios anuais, 1875-1969; IBGE,
1956; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Boituva, sem data. Anos 1920? Acervo
Miguel Saad |
A estação e o pátio em 3/10/1982. Foto
Carlos R. Almeida |
A estação em 31/7/1993. Foto Carlos R. Almeida |
Cabine de controle (02/04/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 02/04/1998, a estação fechada. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Em 25/11/2000, a estação reformada e pintada...
de amarelo. Foto Hermes Hinuy |
A estação em 14/01/2007. Foto Hermes Hinuy |
A estação em 12/2008. Foto Roberto Caner |
A estação em 9/2014. Foto Nelson Silva |
A estação em 9/2014. Foto Nelson Silva |
A estação, pintada de roxo, em 29/1/2017. Foto
Rafael Asquini |
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Atualização:
05.07.2023
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