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Cobiça
Antonio Justino
Guardinha
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. São
Paulo-Minas (1924-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ANTONIO
JUSTINO (antiga SAPÉ)
Município de Altinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 102,950
(1937) |
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SP-0941 |
Altitude: 834 m |
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Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E. F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sapé foi aberta em 1924. Era a última estação
em território paulista.
Mais tarde passou a se chamar Antonio Justino.
A estação já estava fechada e em mau estado em 1986,
quando o relatório de instalações fixas da Fepasa recomendava sua
demolição.
Já foi, realmente, demolida.
"Tive alguns dos mais maravilhosos momentos de minha infância
ligada a esta estação. Todo o final de ano, eu e meus
pais íamos visitar o irmão de minha mãe, o ferroviário Antonio Miguel
da Silva, hoje aposentado na cidade de Altinópolis, que na época residia
na estação. Eu me lembro de cada detalhe desde quando embarcávamos
em Ribeirão Preto até a chegada. A viagem era mágica. Lembro-me do
cobrador, alto, meio gordinho, com seu uniforme azul marinho e um
belo quepe com o logotipo da São Paulo-Minas e um grande bigode
que lembrava aqueles atores mexicanos, além de extremamente
simpatico. Seu nome era Francisco, mas era conhecido como Chicão.
Trazia um apito em seu bolso, e dava 2 silvos breves ao que o maquinista
respondia com duas apitadas de que tudo estava ok para a partida.
Era assim a cada partida. A alegria do início da viagem chegava com
os pequenos solavancos que cada carro dava no arranque da locomotiva,
ainda a vapor. Essa é uma sensação que a grande maioria das crianças
de hoje jamais irão sentir, sem contar o barulho da junção dos trilhos,
aquele tara ta tá, tara ta tá, tara ta tá...
Quando chovia, tínhamos que procurar assentos onde não havia goteiras.
Ao chegarmos à estação, já devagar, quase parando, a alegria
de ver os tios, os primos a nos esperar e mais à frente a locomotiva
numa parada quieta, onde mais parecia um gigante adormecido tomando
um fôlego para seguir sua viagem, e também se reabastecendo de água
na caixa dágua, que também nos servia de chuveiro para banhos. frios,
é claro, mas quem ligava prá isso? Lá havia também 2 casas, no sentido
Minas, no lado direito. A primeira era a do meu tio, e mais à frente
existiam alguns vagões, 2 ou 3 no máximo, que serviam de casa para
algumas pessoas. Quase de frente à casa do meu tio, a tal caixa
dágua, com mais ou menos 6 metros de altura e uma enorme manqueira
de borracha.
Com a chegada das diesel, foi aposentada.
Ao lado dela, uma casinha onde eles guardavam o troley. Ao lado da
Estação, sentido Ribeirão Preto, existia um campo de futebol onde
também empinávamos pipas que eu fazia para mim meus primos.
Logo abaixo, uma escolinha, onde meus primos estudavam, mas que foi
desativada por falta de professores. Havia a família do chefe da estação,
que morava na própria, conhecido como Toti, que adorava tocar
sanfona, animando os bailinhos das festas e mais tarde falecido num
acidente de carro. A estação de Antonio Justino estava num lugar bastante
curioso, ao lado do chamado Morro da Mesa, por ter o formato de uma
mesa.
Diziam também que era mal assombrado: a esposa do chefe da
estação jurava ter visto diversas vezes homens trajados com uniformes
militares apontando uma carabina em sua direção, com luzes verdes
e vermelhas que apareciam beirando os trilhos e que sumiam rapidamente.
Estive lá há 2 anos, em 2005, e fiquei muito triste com o que
vi. A estação já não existe mais, apenas a plataforma ainda está de
pé tomada pelo mato. Nem casas, nem a caixa dágua, nem a escolinha,
. apenas os trilhos enferrujados sobre dormentes podres que ainda
procuram resistir ao tempo tendo sobre eles um pouquinho que daquilo
resta, daquilo que foi uma das maiores alegrias de minha vida"
(Luiz Gustavo, 07/2007).
CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA
SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS
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1924
AO LADO: A estação foi entregue ao tráfego
mútuo entre ferrovias (O Estado de S. Paulo, 11/4/1924).
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ACIMA: Em janeiro de 2008, os restos da plataforma
da estação de Antonio Justino, já há muito
demolida. Se há trilhos, estão cobertos pelo matagal.
A paisagem, no entanto, ainda é bonita (Foto Mauro Theodoro
de Souza).
ACIMA: Caixa d'água da estação de Antonio Justino em 2020 (Foto Leandro Ghidini).
ACIMA: Milagre: ainda evistiam trilhos junto à estação de Antonio Justino em 2020 (Foto Leandro Ghidini).
ACIMA: Milagre: ainda evistiam trilhos junto à estação de Antonio Justino em 2020 (Foto Leandro Ghidini).
(Fontes: Luiz Gustavo; Mauro Theodoro
de Souza; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; O Estado de S. Paulo, 1924; E. F. São Paulo-Minas: relação
oficial de estações, 1937) |
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Estação de Antonio Justino em mau estado, em 1986.
Relatório de instalações fixas da Fepasa,
1986 |
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Atualização:
28.07.2020
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