A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pio Alves
Cobiça
Antonio Justino
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. São Paulo-Minas (1909-1971)
FEPASA (1971-1998)
COBIÇA
Município de Altinópolis, SP
Linha-tronco original - km 96,319 (1960)   SP-0003
Altitude: 700 m   Inauguração: 1909
Uso atual: demolida em 1987   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927?
 
 
HISTORICO DA LINHA: As origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada em quase toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cobiça foi inaugurada em 1909 em território mineiro: a localidade pertencia ao município de São Sebastião do Paraizo em 1909. A situação deve ter-se alterado em 1934, quando se resolveram os problemas de limites na quela região dos dois estados.

O nome vem da serra pela qual passa a ferrovia nesse ponto.

Em 1986, Cobiça estava em mau estado, abandonada e já sem o piso. A própria FEPASA recomendava sua demolição, que acabou ocorrendo em 11/8/1987, segundo Edson Mazarini.

Em 2010, em Cobiça quase nada lembrava o que era a estação. Sobre a plataforma foi construido um rancho de pesca; a caixa d'agua ao lado da estação ainda existia e tambem era usada como rancho.

CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS


1909
AO LADO:
O trem chega a Cobiça em 1909. Pelo que mostra a reportagem, ela pertencia a São Sebastião do Paraizo em lado mineiro nessa época: hoje, Cobiça está dop lado paulista, no município de Altinopolis (O Estado de S. Paulo, 16/11/1909).

1922
AO LADO:
Proposta de ramal até Jacuhy feita já pela nova proprietária, a Cia. Eletrometalúrgica Brasileira. A reprodução do artigo é mau, mas dá para ler com algum esforço (O Estado de S. Paulo, 15/1/1922).

ACIMA: Diagrama da esplanada da estação de Cobiça, na época em que ainda funcionava regularmente (Sem data).
ACIMA: Pessoal da estação na época em funcionamento - possivelmente anos 1970 (Acervo Mauro Theodoro de Souza).

(Fontes: Edson Mazarini; Mauro Theodoro de Souza; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. São Paulo-Minas: relação oficial de estações, 1937)
     

Estação em ruínas em 1986. Relatório da Fepasa, 1986

Desolação: o que restou da estação no dia seguinte à sua demolição, em 11/8/1987. Foto Edson Mazarini

"Rancho" construído sobre os alicerces da antiga estação, em foto de 2010 tomada por Mauro T. Souza
     
     
Atualização: 26.08.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.