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E. F. São
Paulo-Minas (1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
COBIÇA
Município de Altinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 96,319
(1960) |
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SP-0003 |
Altitude: 700 m |
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Inauguração: 1909 |
Uso atual: demolida em 1987 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927? |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cobiça foi inaugurada em 1909 em território
mineiro: a localidade pertencia ao município de São
Sebastião do Paraizo em 1909. A situação
deve ter-se alterado em 1934, quando se resolveram os problemas de
limites na quela região dos dois estados.
O nome vem da serra pela qual passa a ferrovia nesse ponto.
Em 1986, Cobiça estava em mau estado, abandonada e já sem o
piso. A própria FEPASA recomendava sua demolição, que acabou ocorrendo
em 11/8/1987, segundo Edson Mazarini.
Em 2010, em Cobiça quase nada lembrava o que era a estação.
Sobre a plataforma foi construido um rancho de pesca; a caixa d'agua
ao lado da estação ainda existia e tambem era usada como rancho.
CLIQUE AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA
SPM EM VÁRIAS ÉPOCAS
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1909
AO LADO: O trem chega
a Cobiça em 1909. Pelo que mostra a reportagem, ela
pertencia a São Sebastião do Paraizo em lado
mineiro nessa época: hoje, Cobiça está
dop lado paulista, no município de Altinopolis (O Estado
de S. Paulo, 16/11/1909).
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1922
AO LADO: Proposta de ramal até Jacuhy feita já pela nova proprietária, a Cia. Eletrometalúrgica Brasileira. A reprodução do artigo é mau, mas dá para ler com algum esforço (O Estado
de S. Paulo, 15/1/1922). |
ACIMA: Diagrama da esplanada da estação
de Cobiça, na época em que ainda funcionava regularmente (Sem data).
ACIMA: Pessoal da estação na época em
funcionamento - possivelmente anos 1970 (Acervo Mauro Theodoro de
Souza).
(Fontes: Edson Mazarini; Mauro Theodoro de Souza;
FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986;
E. F. São Paulo-Minas: relação oficial de estações,
1937) |
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Estação em ruínas em 1986. Relatório
da Fepasa, 1986 |
Desolação: o que restou da estação
no dia seguinte à sua demolição, em 11/8/1987.
Foto Edson Mazarini |
"Rancho" construído sobre os alicerces da antiga
estação, em foto de 2010 tomada por Mauro T. Souza
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Atualização:
26.08.2018
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