A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Botafogo
Atalaia
Dona Luiza
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-c.1945)
ATALAIA
Município de Bebedouro, SP
Linha-tronco SPG - km 19,302   SP-0958
Ramal de Nova Granada - km 19,302   Inauguração: 05/1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: "Segundo as pessoas consultadas em Bebedouro, Atalaia seria acessível a partir de Botafogo, na estrada para

ACIMA: Trem da São Paulo-Goiaz paradao na estação de Atalaia em 1912 (http://www.youtube .com/watch?v=Gi_qZTOuLcE, acervo Cinemateca Brasileira).
Catanduva. O problema era o chão de terra, intrafegável depois das últimas chuvas na região. Comentaram que, da estação, só resta a caixa-dágua
" (Douglas Razaboni, 04/2003).
(Fontes: Douglas Razaboni; Alcir Antonio Palharini; Cinemateca Brasileira; http://www.youtube.com/watch?v=Gi_qZTOuLcE)
     

Estação de Atalaia em 1912. Acervo Cinemateca Brasileira
   
     
     
Atualização: 16.06.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.