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VXY Mogiana em MG
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Miragem
Botafogo
Atalaia
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ram. Nova Granada-1950

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969)
BOTAFOGO
Município de Bebedouro, SP
Ramal de Nova Granada - 14,679   SP-1043
Altitude: 596,500 m   Inauguração: 03.1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Botafogo foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto pela São Paulo-Goiaz.

A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista, passou a fazer parte do ramal de Nova Granada, onde funcionou até ser desativada no início de 1969 e ter os trilhos retirados logo depois.

Hoje Botafogo é um bairro afastado de Bebedouro, não muito grande e com uma praça central arborizada que fica onde ficava o pátio da estação, demolida há tempos. Apenas sobraram três ou quatro casas na saída do bairro, na estrada de terra que hoje substitui o antigo leito da ferrovia. As casas já estão bastante descaracterizadas e são utilizadas como moradia.


ACIMA: Em meados dos anos 1960, meninas posam em frente a uma passagem de nível da ferrovia em Botafogo (Autor desconhecidos),

ACIMA: Crianças sentam-se sobre o local da antiga estação nos anos 1970 (Cessão Paulo Roberto Pedrosa)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Douglas Razaboni; Revista SPR: Suplemento especial, 1941; Cia. São Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1910-18; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69; IGG-SP, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O casarão na vila de Botafogo ainda lembra os tempos da ferrovia, em 21/04/2003. Foto Douglas Razaboni

Antigas casas da ferrovia em Botafogo. em 21/04/2003. Foto Douglas Razaboni
 
     
     
Atualização: 05.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.