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VXY Mogiana em MG
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Atalaia
Dona Luiza
Rosário
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ram. Nova Granada-1950

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969)
DONA LUIZA
Município de Bebedouro, SP
Ramal de Nova Granada - km 21,754   SP-0110
Altitude: 588,100 m   Inauguração: 08.05.1911
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Dona Luiza foi inaugurada em 1911, dois meses após a abertura da linha da São Paulo-Goiaz.

A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista, passou a fazer parte do ramal de Nova Granada, onde funcionou até ser rebaixada a parada em 1961.

Em 1969, teve os trilhos retirados.

Nada
sobrou da estação ou da vila ferroviária, que teriam sido demolidas pouco tempo após a desativação. Sem fotos.


ACIMA: Anuncio de inauguração da estação de Dona Luiza (O Estado de S. Paulo, 9/5/1911).

ACIMA: Na plataforma da estação de Dona Luiza, provavelmente anos 1940 (Autor desconhecido - extraído do FB).

1961
À ESQUERDA:
O dia em que a estação fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Revista SPR: Suplemento especial, 1941; Cia. São Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1910-18; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69; IGG-SP, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 02.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.