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VXY Mogiana em MG
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Jaú
Ave Maria
Ayrosa Galvão
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Tronco oeste CP-1970

IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998)
AVE MARIA
Município de Jaú, SP
Linha-tronco oeste - km 284,934   SP-0948
Altitude: 474,520 m   Inauguração: 15.11.1941
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1941 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ave Maria foi inaugurada em 1941.

Em 1986, estava em estado razoável, segundo a Fepasa, mas em 1992 já se encontrava em ruínas.

Passei pelo trecho em 10/10/1999, e constatei que as pessoas dos lugares próximos nem sabiam de estação nenhuma ali, lembrando-se sempre da de Airosa Galvão, no Potunduva, mais à frente. Realmente, somente sobravam a plataforma, a placa e o armazém em ruínas, em novembro de 2001.

Na verdade, a posição da estação não é muito longe do shopping center de calçados que existe na saída para Bauru, ao lado esquerdo da estrada. Do estacionamento traseiro desse shopping, é possível ser a linha ao longe.

"Em Ave Maria, a CP tinha um grande pomar, onde colhia frutas e de algum modo distribuía para seus funcionários, conforme me relatou o maquinista Perétti, de D.Córregos" (Edson Castro, 2016).

ACIMA: (Clique sobre a figura para vê-la maior) Posição da estação em relação à cidade de Jaú. Ave Maria ficava exatamente em linha reta, ao Sul, do km 188,5 da SP 225 que vai para Pederneiras (Wikimapia, esquema Edson Castro).

ACIMA: A estação anunciada no dia de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941). ACIMA: O fechamento da estação em 15 de agosto de 1968 (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edson Castro; Fábio Vasconcellos; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1982; Folha da Manhã, 1941; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em julho de 1982. Relatório Fepasa, 1982

Em 1986, a estação ainda em pé e em estado "razoável"... Relatório Fepasa, 1986

Foto ruim da plataforma (1986). Relatório Fepasa, 1986

As ruínas do armazém, em 1992. Foto Edson Castro

Em 16/10/1993, o trem passa na linha ainda eletrificada em frente às ruínas do armazém. Foto Edson Castro

Em 23/01/2001, a passagem de nível em Ave Maria. Foto Edson Castro
     
Atualização: 14.09.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.