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Jaú
Ave Maria
Ayrosa Galvão
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Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
AVE
MARIA
Município de Jaú, SP |
Linha-tronco oeste - km 284,934 |
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SP-0948 |
Altitude: 474,520 m |
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Inauguração: 15.11.1941 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ave Maria foi inaugurada em 1941.
Em 1986, estava em estado razoável, segundo a Fepasa, mas em 1992
já se encontrava em ruínas.
Passei pelo trecho em 10/10/1999, e constatei que as pessoas dos lugares
próximos nem sabiam de estação nenhuma ali, lembrando-se sempre da
de Airosa Galvão, no Potunduva, mais à frente. Realmente,
somente sobravam a plataforma, a placa e o armazém em ruínas,
em novembro de 2001.
Na verdade, a posição da estação não
é muito longe do shopping center de calçados que existe
na saída para Bauru, ao lado esquerdo da estrada. Do estacionamento
traseiro desse shopping, é possível ser a linha ao longe.
"Em Ave Maria, a CP tinha um grande pomar, onde colhia frutas
e de algum modo distribuía para seus funcionários, conforme me relatou
o maquinista Perétti, de D.Córregos" (Edson Castro, 2016).
ACIMA: (Clique sobre a figura para vê-la maior)
Posição da estação em relação
à cidade de Jaú. Ave Maria ficava exatamente em linha
reta, ao Sul, do km 188,5 da SP 225 que vai para Pederneiras (Wikimapia,
esquema Edson Castro).
ACIMA: A estação anunciada no dia
de sua inauguração (Folha da Manhã, 15/11/1941).
ACIMA: O fechamento da estação
em 15 de agosto de 1968 (O Estado de S. Paulo, 1/8/1968).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Edson Castro; Fábio Vasconcellos; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1982; Folha da Manhã, 1941;
FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em julho de 1982. Relatório Fepasa,
1982 |
Em 1986, a estação ainda em pé e em estado
"razoável"... Relatório Fepasa, 1986 |
Foto ruim da plataforma (1986). Relatório Fepasa, 1986 |
As ruínas do armazém, em 1992. Foto Edson Castro
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Em 16/10/1993, o trem passa na linha ainda eletrificada em frente
às ruínas do armazém. Foto Edson Castro
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Em 23/01/2001, a passagem de nível em Ave Maria. Foto
Edson Castro |
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Atualização:
14.09.2016
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