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VXY Mogiana em MG
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Ibitiúva
Azevedo Marques
Viradouro
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ramal de Terra Roxa-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Paulo-Goiaz (1913-1927)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1927-1966)
AZEVEDO MARQUES
Município de Pitangueiras, SP
Ramal de Terra Roxa - km 8,230   SP-0943
Altitude: 528,558 m   Inauguração: 1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A C. E. F. São Paulo-Goiaz iniciou a operação em 1911, com o trecho Passagem-Pitangueiras, prolongado até Ibitiúva em 1912 e até Viradouro em 1913. A ligação desta linha com a outra da Cia., a Bebedouro-Monte Azul, só foi concretizada em 1916, construída pela massa falida da Cia., extinta em 1914. A Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz assumiu a linha e o trecho de Viradouro acabou sendo um ramal que partia de Ibitiúva, depois da união das linhas. Em 1918, o ramal foi prolongado até Terra Roxa, com o nome de ramal de Jaborandy, para onde a linha deveria seguir. Tal prolongamento nunca se realizou. Em 10/01/1927, a Paulista adquiriu da CFSPG o trecho Passagem-Bebedouro e o ramal, que passou a se chamar ramal de Terra Roxa (ou de Viradouro e Terra Roxa). Sempre com bitola métrica, o ramal somente foi extinto em 01/09/1966 pela Paulista, já estatal. Os trilhos foram retirados logo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Azevedo Marques foi aberta em 1913, no trecho Passagem-Viradouro da C. E. F. São Paulo-Goiaz. Em

ACIMA: Anuncio da supressão do ramal de Terra Roxa para o dia 1/9/1966 (Folha de S. Paulo, 12/8/1966).

11/01/27, a linha foi comprada pela Cia. Paulista e a estação passou a fazer parte do ramal de Terra Roxa. A estação foi rebaixada a parada em 1961. Em



À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1966. Ao lado, a linha do ramal em Terra Roxa, foto sem data. Veja aqui horários e fotos do ramal.
01/09/1966, foi desativada juntamente com o ramal. Segundo informações, ela já foi demolida.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; O Estado de S. Paulo, 1961; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1920-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 15.05.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.