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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Maceió
Jaraguá
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central de Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (2017-)
JARAGUÁ
Município de Maceió, AL
Linha Sul - km 350 (1960)   AL-3087
Altitude: 3 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: estação ferroviaria (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2017
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jaraguá foi inaugurada em 1884. Isto oficialmente, porque, em 1871, já estava pronta a linha entre a estação de Jaraguá, que fica no no porto de Maceió, e a estação da cidade, e no ano seguinte, já ela seguia até a povoação de Bebedouro, tocada pela E. F. Central de Alagoas já com trens de passageiros e cargueiros e também dela se utilizando para bondes a tração animal.

Em Bebedouro a linha ficou parada por anos, tendo sido prolongada somente depois de 1880, quando os ingleses da The Alagoas Ry. Co. Ltd. obtiveram a concessão da ferrovia. Chegou a ser por algum tempo, segundo Coaraci Camargo, a estação inicial do trem metropolitano em Alagoas, mas pelo menos desde que a CBTU assumiu o serviço, isso não ocorre.

"A CBTU vai investir na recuperação do pátio de manobras em Jaraguá, para estender a viagem de Lourenço de Albuquerque, em Rio Largo, até aquele bairro histórico. O trabalho de recuperação começa ainda este mês, com a retirada de todo o lixo acumulado naquela área. O superintendente de Transporte Urbano, José Lúcio Marcelino, disse que a partir de 2007, as viagens serão estendidas da Estação Ferroviária de Maceió, no Centro, até a estação de Jaraguá. Privatizada pelo governo, aquela área pertence à CFN, mas não vem sendo utilizada. É também projeto da CBTU, com a revitalização, transformar a estação num ponto de atração turística que se estenderá até a estação de Lourenço de Albuquerque. 'Queremos oferecer viagens com preços diferenciadas no trem do turismo', disse José Lúcio" (Gazetaweb. com, 05/11/2006). Tal jamais aconteceu.

"Vi a estação e a continuação da linha que vai até o porto, do lado dos terminais de açúcar. Havia uma pá carregadeira mexendo no terreno fazendo umas movimentações. Na outra face da estação existe um pequeno pátio com umas 5 linhas, tudo coberto de mato. Da Estação Central até Jaraguá a linha vai no meio da rua (ou vice-versa), está toda torta!!!
" (Rodrigo Cabredo, 12/2006).

Em 2017, os trilhos estavam sendo recuperados na linha que une Jaraguá à estação central de Maceió, para uso pela CBTU. O pátio da estação de Jaraguá também estava sendo recuperado, juntamente com seus prédios. Em 6 de novembro de 2017, uma nova estação foi aberta para operação do sistema de trens e VLT. A estação antiga, ao lado, foi também restaurada, sem função parao sistema atual.

ACIMA: Jaraguá, anos 1920 (Cessão Claudio Vitoriano).

1935
AO LADO:
Construção de um (novo?) porto (O Estado de S. Paulo, 3/12/1935).

ACIMA: Parte de mapa de Maceió por volta de 1995 mostra o caminho entre a estação central da cidade (centro- esquerda, nro. 15) e o porto de Jaraguá (canto direito inferior) (EMATUR - Copyright Quatro Rodas - Editora Abril).

ACIMA: As oficinas em Jaraguá, em 2011 totalmente abandonadas
(Cláudio Vitoriano, 07/2011).

ACIMA: Estação de Jaraguá, em 2019: a velha (à esquerda) e a nova (à direita), do sistema trens de suburbio/VLT já funcionando (Cláudio Vitoriano, 05/2019).

ACIMA: Estação de Jaraguá, em 2019: a velha (à esquerda) e a nova (à direita), do sistema trens de suburbio/VLT já funcionando (Cláudio Vitoriano, 05/2019).

(Fontes: Rodrigo Cabredo; Claudio Vitoriano; Antonio A. Gorni; Boletim "Trem urbano de Maceió", 2002; Gazeta Web, 6/11/2017; Douglas A. Tenório: Capitalismo e Ferrovias no Brasil, 1996; EMATUR - Copyright Quatro Rodas - Editora Abril; gazetaweb.com, 2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Jaraguá, nos anos 1980. Acervo Cláudio Vitoriano

O trecho de linha entre as estações de Maceió e o porto, onde está Jaraguá. Foto A. A. Gorni, em 17/01/2002

A estação em 12/2006, cercada. Foto Rodrigo Cabredo

Aqui era a estação de Jaraguá, hoje abandonada. Foto Cláudio Vitoriano em 07/2011

Aqui era a estação de Jaraguá, hoje abandonada. Foto Cláudio Vitoriano em 07/2011

A estação em reforma, em março de 2017. Foto Claudio Vitoriano
     
Atualização: 22.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.