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VXY Mogiana em MG
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Maceió
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Central de Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-)
MACEIÓ
Município de Maceió, AL
Linha Sul - km 336 (1960)   AL-3084
Altitude: 4 m   Inauguração: 02.12.1884
Uso atual: estação da CBTU   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda, Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Maceió foi inaugurada em 1884. Isto oficialmente, porque, em 1871, já estava pronta a linha entre a estação de Jaraguá, no porto de Maceió, e a estação da cidade, e no ano seguinte, já ela seguia até a povoação de Bebedouro, tocada pela E. F. Central de Alagoas já com trens de passageiros e cargueiros e também dela se utilizando para bondes a tração animal.

Hoje é a estação inicial do trem metropolitano da CBTU em Alagoas.

"Quanto ao cenário ferroviário em Maceió, a unica atividade certa é a da CBTU, que usa duas ou três RS-8 tracionando, carros Santa Matilde de 2ª classe comuns, cada um pintado de uma cor diferente do outro. A linha Maceió-Recife continua literalmente fora do ar e não é assunto para a CFN" (Nicholas Burmann, 2003).

A situação dos trens da CBTU em 2023: "A estação de Maceió está muito bem conservada. A linha em muitos pontos da cidade segue no meio da avenida, parece bem conservada, em muitos lugares com dormentes de concreto e agora lá operam os VLTs, mas no momento das fotos não havia nenhum na estação. Pelo que pude acompanhar por minhas andanças por Maceió, a linha é toda com passagens de nível, não vi viadutos sobre a linha separando carros e trens. Tirando as redondezas da estação, me parece que a linha é única, não há linha dupla para que duas composições possam passar no mesmo local com destinos opostos. No site da CBTU não constam horários de trens aos domingos" (Mario Sandrini, em 28/1/2023).

ACIMA: Desenho da estação em 1892 (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LA INTEIRA).

ACIMA: A estação em 1906. Note-se a posição em relação ao mar (Revista da Semana, 9/12/1906).

ACIMA: Estação ferroviária de Maceió, em 1906, mostrando as plataformas, perpendiculares ao prédio (Cartão postal).

ACIMA: Estação com uma locomotiva a vapor em Maceió, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Em 1959, tropas do governo da União tomaram pontos estratégicos na capital alagoana, inclusive a estação ferroviária central - leia a reportagem toda clicando sobre a manchete (Folha da Manhã, 15/1/1959).

ACIMA: Parte de mapa de Maceió por volta de 1995 mostra a estação central da cidade (centro- esquerda, nro. 15) (EMATUR - Copyright Quatro Rodas - Editora Abril).

ACIMA: As plataformas de embarque em 28/1/2023 (Foto Mario Sandrini).

ACIMA: Parte das plataformas de embarque em 28/1/2023 (Foto Mario Sandrini).

(Fontes: Claudio Vitoriano; Antonio Gorni; Nicholas Burmann; Revista da Semana, 1906; Carlos Cornejo e João E. Gerodetti: As ferrovias do Brasil, 2005; EMATUR - Copyright Quatro Rodas - Editora Abril; Boletim: Trem urbano de Maceió, 2002; Douglas A. Tenório: Capitalismo e Ferrovias no Brasil, 1996; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação no final do século XIX. Autor desconhecido

A estação no início do século 20. Foto do Livro As ferrovias do Brasil, 2005, de Carlos Cornejo e João E. Gerodetti

Fachada da estação de Maceió, em 17/01/2002. Foto Antonio Gorni

Plataforma da estação de Maceió, em 17/01/2002. Foto Antonio Gorni

Plataformas em 2009. Foto Claudio Vitoriano

Fachada da estação em 2011. Foto Claudio Vitoriano

Fachada da estação de Maceió, em 28/01/2023. Foto Mario Sandrini
   
     
Atualização: 01.06.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.