|
|
...
Bálsamo
Engenheiro Balduíno
Tanabi
...
Tronco EFA-1970
IGG-SP-1945
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Araraquara
(1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ENGENHEIRO
BALDUÍNO
Município de Monte Aprazível,
SP |
Linha-tronco - km 246,026 (1960) |
|
SP-0247 |
Altitude: 544 m |
|
Inauguração: 01.07.1941 |
Uso atual: moradia (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Balduíno foi inaugurada em 11/3/1942 como um
prédio de madeira, poucos meses depois da estação
anterior, Bálsamo (de acordo com a reportagem do O Estado de S. Paulo - ver caisa abaixo.
No final de setembro
de 1941, o trem de passageiros ainda não estava circulando
até a estação. Teria sido esse o motivo de haver
fontes que citam outra data em 1942 para a inauguração
da estação? Ou seria esta data a inauguração
do prédio definitivo?
Eng. Balduíno era a estação
de embarque para a cidade de Tanabi, da qual distava 9 km, até a abertura
da estação daquela cidade, em 1959 (mas da qual era
distante também). A estação, porém, não estava em Tanabi, mas em Monte Aprazível e não recebera o nome do município onde estava. Durante anos, este município pedira a extensão da E. F. Araraquara de Mirassol até ele, como se pode ver no caixa abaixo, de 1934.
Em 1986, a Fepasa recomendava sua demolição,
embora a estação ainda se apresentasse em condições
"razoáveis", mas ela se salvou: em 2001, estava
ocupada (invadida) por uma família. Fica na parte baixa da
cidade e seu acesso se dava por uma interessante escadaria.
Em 2022, a estação servia como moradia para um casal.
|
1934
AO LADO: A cidade de Monte Aprazivel pedia desde então uma estação na linha-tronco da EFA (O Estado de S. Paulo, 17/5/1934). |
|
1941
À ESQUERDA: Esperava-se que os trilhos chegassem à nova estação am março, mas chegariam somente em junho. Note-se que se referiam a ela como "Balduino de Almeida" (O Estado de
S. Paulo, 5/1/1941). |
|
1941
À ESQUERDA: Apesar das promessas, a estação ainda não tinha sido entregue em agosto de 1941 (O Estado de
S. Paulo, 5/8/1941). |
|
1942
À ESQUERDA: Entregue ao tráfego a estação, quase um ano depois de sua inauguração oficial em junho de 1941. (O Estado de
S. Paulo, 7/3/1942). |
|
1942
À ESQUERDA: Ainda sobre a entrega ao tráfego da estação (O Estado de
S. Paulo, 7/3/1942). |
|
1942
À ESQUERDA: Mais sobre a entrega ao tráfego da estação (O Estado de
S. Paulo, 7/3/1942). |
|
1942
AO LADO: A distancia do centro de Tanabi à estação de Engenheiro Balduino (O Estado de S. Paulo, 24/3/1942). |
|
1942
AO LADO: Pronta a estrada de Monte Aprazivel à estação de Engenheiro Balduino (O Estado de S. Paulo, 17/4/1942). |
1945 - ACIMA: Dois artigos
da Folha da Manhã publicados em 21/10/1945 e em 1/11/1945 falam
sobre os problemas da estação nessa época.
2009 - ACIMA:
(esquerda) Casa ferroviária. (direita) Armazem ferroviário,
todos no pátio de Engenheiro Balduíno (Fotos Rafael
Correa).
2018 - ACIMA:
Armazem da estação, mostrando seus disticos em muito bom estado (Foto William Sabião).
ACIMA: Roberto dos Santos, de 61 anos, e a esposa moram na estação de Engenheiro Balduíno, em Monte Aprazível em 2022 (foto Guilherme Baffi e Johnny Torres e publicada em 26/06/2022).
(Fontes: Alberto Del Bianco; Rafael Correa; Rodrigo
Cabredo; Aparecido Sallatino; Hermes Y. Hinuy; Folha da Manhã,
1945; Relatórios oficiais da EFA, 1940-69; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Folha da Manhã, 23/9/1941;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação original de madeira, provavelmente anos
1940. Acervo Aparecido Sallatino |
Fachada da estação. Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
Fachada da estação. Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 23/01/2002. Foto Hermes Y. Hinuy
|
A estação em 23/01/2002. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 03/2009. Foto Rafael Correa |
|
|
|
|
|
Atualização:
28.06.2022
|
|