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VXY Mogiana em MG
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Bálsamo
Engenheiro Balduíno
Tanabi
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Tronco EFA-1970

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara (1941-1971)
FEPASA (1971-1998)
ENGENHEIRO BALDUÍNO
Município de Monte Aprazível, SP
Linha-tronco - km 246,026 (1960)   SP-0247
Altitude: 544 m   Inauguração: 01.07.1941
Uso atual: moradia (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Balduíno foi inaugurada em 11/3/1942 como um prédio de madeira, poucos meses depois da estação anterior, Bálsamo (de acordo com a reportagem do O Estado de S. Paulo - ver caisa abaixo.

No final de setembro de 1941, o trem de passageiros ainda não estava circulando até a estação. Teria sido esse o motivo de haver fontes que citam outra data em 1942 para a inauguração da estação? Ou seria esta data a inauguração do prédio definitivo?

Eng. Balduíno
era a estação de embarque para a cidade de Tanabi, da qual distava 9 km, até a abertura da estação daquela cidade, em 1959 (mas da qual era distante também). A estação, porém, não estava em Tanabi, mas em Monte Aprazível e não recebera o nome do município onde estava. Durante anos, este município pedira a extensão da E. F. Araraquara de Mirassol até ele, como se pode ver no caixa abaixo, de 1934.

Em 1986, a Fepasa recomendava sua demolição, embora a estação ainda se apresentasse em condições "razoáveis", mas ela se salvou: em 2001, estava ocupada (invadida) por uma família. Fica na parte baixa da cidade e seu acesso se dava por uma interessante escadaria.

Em 2022, a estação servia como moradia para um casal.

1934
AO LADO:
A cidade de Monte Aprazivel pedia desde então uma estação na linha-tronco da EFA (O Estado de S. Paulo, 17/5/1934).

1941
À ESQUERDA: Esperava-se que os trilhos chegassem à nova estação am março, mas chegariam somente em junho. Note-se que se referiam a ela como "Balduino de Almeida" (O Estado de S. Paulo, 5/1/1941).

1941
À ESQUERDA: Apesar das promessas, a estação ainda não tinha sido entregue em agosto de 1941 (O Estado de S. Paulo, 5/8/1941).

1942
À ESQUERDA: Entregue ao tráfego a estação, quase um ano depois de sua inauguração oficial em junho de 1941. (O Estado de S. Paulo, 7/3/1942).

1942
À ESQUERDA: Ainda sobre a entrega ao tráfego da estação (O Estado de S. Paulo, 7/3/1942).

1942
À ESQUERDA: Mais sobre a entrega ao tráfego da estação (O Estado de S. Paulo, 7/3/1942).

1942
AO LADO: A distancia do centro de Tanabi à estação de Engenheiro Balduino (O Estado de S. Paulo, 24/3/1942).

1942
AO LADO: Pronta a estrada de Monte Aprazivel à estação de Engenheiro Balduino (O Estado de S. Paulo, 17/4/1942).

1945 - ACIMA: Dois artigos da Folha da Manhã publicados em 21/10/1945 e em 1/11/1945 falam sobre os problemas da estação nessa época.

2009 - ACIMA: (esquerda) Casa ferroviária. (direita) Armazem ferroviário, todos no pátio de Engenheiro Balduíno (Fotos Rafael Correa).

2018 - ACIMA: Armazem da estação, mostrando seus disticos em muito bom estado (Foto William Sabião).

ACIMA: Roberto dos Santos, de 61 anos, e a esposa moram na estação de Engenheiro Balduíno, em Monte Aprazível em 2022 (foto Guilherme Baffi e Johnny Torres e publicada em 26/06/2022).

(Fontes: Alberto Del Bianco; Rafael Correa; Rodrigo Cabredo; Aparecido Sallatino; Hermes Y. Hinuy; Folha da Manhã, 1945; Relatórios oficiais da EFA, 1940-69; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Folha da Manhã, 23/9/1941; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação original de madeira, provavelmente anos 1940. Acervo Aparecido Sallatino

Fachada da estação. Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

Fachada da estação. Relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986

A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 09/2001. Foto Rodrigo Cabredo

A estação em 23/01/2002. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 23/01/2002. Foto Hermes Y. Hinuy

A estação em 03/2009. Foto Rafael Correa
 
     
Atualização: 28.06.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.