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E. F. Santos-Jundiaí
(1955-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-) |
BALTAZAR
FIDÉLIS
Município de Franco da Rocha, SP |
Linha-tronco - km 113,670 (1985) |
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SP-0880 |
Altitude: 736 m |
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Inauguração: 01.09.1955 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
São Paulo Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira
estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862
e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus
maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Baltazar Fidélis foi inaugurada pela E.
F. Santos-Jundiaí em 1955 para atender aos trens de subúrbio.
Por muitos anos foi conhecida apenas como "parada do km 113".
Virou estação em 1975 com o nome atual, e na época
teve o prédio atual construído.
"A estação é conhecida como paradinha pois até 1984/1985,
somente existia uma pequena plataforma de cada lado dos trilhos, onde
paravam o primeiro e as duas portas do segundo vagão. Nesta plataforma
não existia bilheteria, o bilheteiro cobrava a passagem em pé, e nem
existia catraca" (Douglas X. Fonseca, 10/2005).
Em 1997 foi reformada devido a depredações. Desde 1994
atende aos trens metropolitanos da CPTM.
"A estação de Baltazar Fidelis era também
chamada (e conhecida inclusive até hoje) de "Paradinha",
devido a nas décadas de 1970 e 80, os trens da Santos a Jundiaí
só pararem ali em alguns horários e também por
não ter plataformas em toda extensão. Aliás,
eram plataformas improvisadas de madeira" (David Lustosa
Nogueira, 04/2005).
ACIMA: Estação de Baltazar Fidelis em 1981 (Cessão: Flavio SPR).
ACIMA: Estação de Baltazar Fidelis
com um então novíssimo trem da CPTM, introduzido na
linha poucos dias antes (Foto Rafael Asquini em 10/4/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
David Lustosa Nogueira; William Gimenez; Rafael Asquini; Douglas X.
Fonseca, 2005; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1998. Foto cedida por William Gimenez |
A estação em 10/4/2010. Foto Rafael Asquini |
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Atualização:
11.08.2019
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