A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Rio Claro-nova
Batovi-nova
Camaquã-nova
...

Tronco da CP - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
FEPASA (1980-1998)
BATOVI-NOVA (POSTO DO KM 139)
Município de Rio Claro, SP
variante Santa Gertrudes-Itirapina - km 138,944 (1988)   SP-0987
Altitude: -   Inauguração: 1976
Uso atual: abandonada e em ruínas (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1976 (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde os anos 1950 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos 1970, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova. Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros passaram por ali até o final de 2000.
 
A ESTAÇÃO: O posto de cruzamento de Batovi-nova foi inaugurada em 1976, quando a variante Santa Gertrudes-Itirapina foi inaugurada para trens de carga. Também foi chamado de Posto do km 139.

Somente em 1980 os trens de passageiros passaram a seguir também pela variante, porém seguindo nesta apenas a partir desse posto novo: eles continuariam a passar por Rio Claro-velha até sua desativação em 2001.

A variante e a linha velha (de 1916) se encontravam exatamente neste posto de cruzamento, chamado de Batovi-nova, pois ficava não muito longe da estação de Batovi, desativada em 1980, pois ficou na linha erradicada. A função do posto era monitorar a junção e separação das linhas.

Em 2023, ele ainda estava de pé, abandonado e depredado.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O LOCAL DA ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto Gaib)

(Veja também BATOVI)


ACIMA: A estação (posto) de Batovi-nova em dezembro de 1999. "O legal é no fundo da foto, mostrando troca de estafe. Reparem a plataforma longe, pois a linha foi desviada, diferente do posto do Km 128. Na foto, o trem tá vindo de Rio Claro Velho, seguindo sentido Interior, pela linha atualmente erradicada". (Foto e texto: Vanderley Zago).

ACIMA: O posto telegráfico abandonado e depredado em 10/9/2023 - Foto: Murici Tondato).

(Fontes: Vanderley Zago; Kelso Medici ; Jônatas Camargo; Mario Eugênio; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O posto, visto no sentido Campinas, em 2001. A linha que sai para a da direita é a da variante, a da esquerda segue para Rio Claro. Foto Kelso Medici

O posto, visto no sentido São Carlos, em 2001. Foto Kelso Medici

O posto de cruzamento, já sem telhado, em 03/2003. Foto Mario Eugênio
     
     
Atualização: 11.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.