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VXY Mogiana em MG
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Santana
Rio Claro-nova
Batovi-nova
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CP-tronco - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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FEPASA (1980-1998)
RIO CLARO-NOVA
Município de Rio Claro, SP
Variante Santa Gertrudes-Itirapina - km 131,388 (1988)   SP-2248
    Inauguração: 01.04.1977
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1977 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde os anos 50 pela Cia. Paulista, a variante que encurtava a distância entre Santa Gertrudes e Itirapina somente foi construída anos anos 70, já pela FEPASA. Aberta em 1976 para trens de carga, em 1980 ela foi aberta para passageiros e a linha velha foi suprimida, fechando-se cinco estações, exceto a de Rio Claro, que manteve o trecho de linha que passou a se encontrar com a variante, entre Rio Claro-nova e Camaquã-nova. Três estações novas foram construídas na variante. Trens de passageiros passaram por ali até o final de 2000.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Claro-nova, também chamada de Guanabara, devido ao bairro em que foi construída, foi inaugurada em 1977 quando os trens de passageiros da Fepasa começaram a passar pela variante Santa Gertrudes-Itirapina. A variante havia sido inaugurada em 1976, mas até então por ela apenas trafegavam trens de carga. Um dia antes de sua abertura, o prefeito da cidade reclamava nos jornais: "Construída longe da cidade, sem meios de acesso adequados, sem nenhum confortp para os futuros usuários e com estrutura não condizente com a cidade, ao invés de trazer satisfação aos rio-clarenses, torna-se motivo de queixas. O prefeito Nevoeiro Junior, que endossa o descontentamento geral, oficiou ao presidente da Fepasa e ao

ACIMA: A Vandeca chegando à estação de Rio Claro-nova nos anos 1990 (Foto Vanderley Zago).
ministro dos Transportes, pedindo esclarecimentos quanto à construção da estação em lugar ermo e longínquo. Acredita-se que poucos rio-clarenses vão se utilizar do transporte ferroviário, em virtude da impraticabilidade da nova estação
" (Folha de S. Paulo, 31/3/1977). Com a abertura de Rio Claro-nova, a estação tradicional de Rio Claro não foi desativada, pois alguns trens ainda continuavam a passar por lá, visto que o trecho da linha antiga que passava pela cidade continuou ativo. A estação nova ficava num local ermo e perigoso, e podia ser vista do alto de uma das pontes da estrada de rodagem que liga Rio Claro a Piracicaba, logo após a rodovia Washington Luiz. Contava com um amplo pátio de estacionamento para veículos, que depois da desativação dos trens vivia totalmente vazio, e foi um local de muito movimento de cargueiros, com desvios longos. Foi desativada como estação em 1999, servindo apenas a sua plataforma para embarque e desembarque dos poucos trens de passageiros que ainda passavam quase vazios por ela duas vezes por semana e até março de 2001. Foi então totalmente abandonada, e quando lá estive, encontrei inúmeros vagões danificados por batidas em seus desvios, que aguardavam pelo leilão que seria realizado cerca de um mês depois,

ACIMA: Auto de linha da ALL "posa" ao lado da já demolida estação de Rio Claro-nova, da qual sobraram apenas um pedaço da cobertura de parte da plataforma, em 23/05/2008 (Foto Luiz Carlos).
em Santa Gertrudes. "Combinei com meu amigo maquinista pegar o trem que passava à 01:05 da madrugada em Rio Claro-nova (a linha velha estava interditada). Depois de combinar, ele me ligou às 23:30 dizendo que o trem estava atrasado "apenas" duas horas. Bem, saí de carro de Araras às 02:30, chegando a tempo em Rio Claro nova. Fui com a roupa do corpo e o um velho álbum da Paulista como companhia. Lá mostrei o livro ao chefe, que gostou muito e que havia, inclusive, trabalhado na estação de Araras. Bem, o trem chegou, mas os maquinistas e os guarda-trens não. A Fepasa pagava taxi para eles, pois a nova estação é muito longe, num bairro um tanto quanto hostil. Deixei o carro debaixo de um pé de goiaba e fosse "o que Deus quiser" (Rodrigo Cabredo, 22/05/1998). Em 2008, já havia sido demolida. Em 25 de maio desse ano, a ALL "confirma que está realizando obras nas antigas instalações demolidas na estação Guanabara, em Rio Claro. As obras começaram há 90 dias, com a construção do pernoite para os maquinistas - estrutura com cozinha, banheiros, 12 quartos climatizados - e da sede para os maquinistas - área de 74m2, com escritório, sala de treinamento, banheiro e vestiários. O pernoite ficou pronto na última quarta-feira, dia 21 de maio; enquanto a sede para os maquinistas entrará em funcionamento dentro de 10 dias" (Diário do Rio Claro 25/5/2008). CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adalberto Gaib) (Veja também RIO CLARO)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo Cabredo; Vanderley Zago; Kelso Medici; Luiz Carlos; Adalberto Gaib; Folha de S. Paulo, 1977; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Em 28/08/2000, a estação fechada e com inúmeros vagões acidentados em seus desvios. Foto Ralph M. Giesbrecht

28/08/2000 - Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 03/2000. Foto Kelso Medici

A estação em 03/2000. Foto Kelso Medici

A estação em 03/2001. Foto Kelso Medici

A estação, já demolida em 23/5/2008, com pedaços da cobertura ainda em pé e entulho no local do antigo prédio. Foto Luiz Carlos
     
Atualização: 24.08.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.