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VXY Mogiana em MG
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Iperó - tronco EFS
Bela Vista
Guilherme Wendell
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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (n/d-1971)
FEPASA (1971-1998)
BELA VISTA
Município de Iperó, SP
Ramal de Itararé - km   SP-1014
Altitude:   Inauguração: 1928
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A pequena parada de Bela Vista se situava dentro do horto florestal do mesmo nome, pertencente à Sorocabana. Atendia basicamente aos funcionários do horto, e teria sido apenas uma plataforma com cobertura.

O horto e o complexo industrial foram abertos em 1928 pela Sorocabana, época da entrega da duplicação retificação do ramal (até Itapetininga) Ali se construiu um local para fabricação de tijolos, telhas FBV e tratamento de dormentes da EFS.

O complexo todo em 2020 se encontrava em ruínas. Também a vila, capela já demolida, guaritas, desvios, plataforma da Parada Bela Vista.

A estação foi desativada antes de 1986; nessa época, a cobertura já não existia. O nome não aparecia nos guias de horários, nem no Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960. Sempre foi uma parada usada apenas pelos funcionários e moradores da vila.

A plataforma ainda existia em 2015, coberta de mato, bem como a placa enferrujada.

ACIMA: A vila operária de Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: Desvio para o horto da Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: Desvio para o horto da Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: O matagal por onde se embrenham os poucos cargueiros que seguiam passando perto da parada em 2016 (Foto Carlos R. Almeida, 20/3/1016).

(Fontes: Adriano Martins; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Placa da estação de Bela Vista, em 09/2002. Foto Adriano Martins

Plataforma da parada de Bela Vista, em 09/2002. Foto Adriano Martins
 
     
     
Atualização: 11.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.