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VXY Mogiana em MG
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Bela Vista
Guilherme Wendell
Tatuí
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ramal de Itararé-1935

IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1928-1971)
FEPASA (1971-1998)
GUILHERME WENDELL
(antiga AMERICANA-NOVA e NOVA AMERICANA)

Município de Tatuí, SP
Ramal de Itararé - km 151,936 (1934)   SP-1969
Altitude: 535 m   Inauguração: 17/08/1928
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A nova estação de Americana foi inaugurada em 1928, na nova linha do ramal, que passou a sair não mais de Boituva, mas de Santo Antonio (hoje Iperó).

Ela substituía a estação original do mesmo nome, desativada na mesma data na linha velha.

Em 1931, foi pedida a elevação do posto a estação (ver caixa abaixo).

Em 1934, o posto foi classificado como posto telegráfico de categoria B (*). Pelo visto, a Sorocabana não se impressionou com o pedido de três anos antes.

Em 1948, a estação passou a se chamar Nova Americana, para diferenciar da estação de Americana, da Cia. Paulista (antiga Villa Americana) e, em 1949, ganhou o nome definitivo de Guilherme Wendell.

A estação foi infelizmente demolida, já antes de 1986, não deixando nenhum vestígio de seu local original.

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Inauguração da cabine de sinalização


(Veja também AMERICANA-EFS e a vila de Americaninha)

1931
AO LADO:
A estação havia sido rebaixada a posto telegráfico e a população pedia para que a situação fosse revista (O Estado de S. Paulo, 21/7/1931)

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os postos onde havia somente serviço de trens, emissão de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens, encommendas
e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia das estações collateraes respectivas
".

(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Guilherme Wendell um dia foi aqui, e hoje não sobrou nem a plataforma. Foto de Adriano Martins em 08/2002
   
     
     
Atualização: 23.03.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.