A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Indaiatuba
Bela Vista
Espírito Santo
...

seção Ituana - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
 
E. F. Sorocabana (n/d-1971)
FEPASA (1971-c. 1991)
BELA VISTA
Município de Indaiatuba, SP
Ramal de Piracicaba - km   SP-3068
    Inauguração: n/d
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Bela Vista não tem data de inauguração conhecida. Como a parada da Fazenda Espírito Santo, também ficava entre Indaiatuba e Cardeal, uma parada de trem não oficial, mas antes da parada citada e logo na saída de Indaiatuba, "no pé daquela serrinha", segundo Alberto Del Bianco. A parada está hoje habitada pelo pessoal do movimento sem-terra. A casa que sobrou, tipicamente Sorocabana, podia ter sido a parada em si ou uma casa de turma junto a ela.
     

Locomotiva diesel GL-8 passa nas proximidades de Bela Vista, anos 1980. Foto Alberto del Bianco

O prédio onde provavelmente estava a parada da Bela Vista. Pode também ser uma casa de turma próxima à parada, Foto Eliana Belo Silva
 
     
     
     
Atualização: 22.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.