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Trabiju
Boa Esperança do Sul
Java
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Sobre
o autor
Links |
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C. E. F. do Dourado
(1903-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
BOA
ESPERANÇA DO SUL
Município de Boa Esperança do
Sul, SP |
Tronco CEFD - km 41,744 (1929) |
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SP-1002 |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 68,394 |
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Inauguração: 09.05.1903 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F.
do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a
Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu
Ibitinga e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se
a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju,
colocando a estação
de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense
prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista
adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito,
que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966,
a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro
de 1969,
todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados
pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
da cidade e já município, desde 1898, de
Boa Esperança foi inaugurada em 1903 pela E. F. Dourado,
como
ponta de linha, situação que perdurou até agosto
de 1906, quando
foram inauguradas as estações seguintes, até
Ponte Alta.
A cidade
já era município desde 1898. Em 1930, o velho armazém
foi demolido, por seu estado "não permitir reforma".
Novo armazém e novo desvio foram então construídos.
Um dos acidentes relatados pela Dourado ocorreu em 30 de setembro
de 1934, matando o maquinista Antonio Carrapato, no km 41,
próximo à estação de Boa Esperança,
onde "descarrilaram e tombaram na margem direita da linha
a locomotiva número 12, duas gôndolas e um vagão
vazio da composição do trem M1" (relatório
da Cia. Dourado, ref. 1934).
Nos anos 1940, os nomes da cidade e da estação
foram alterados para Boa Esperança
do Sul, por determinação do CNG.
Em 1949
passou a fazer parte da Cia. Paulista.
Desativada no início
de 1969, foi demolida.
Por informação de Neuza
de Lucca, moradora da cidade em uma casa que ficava atrás
da estação, junto ao pátio da estação
existia um poço onde as pessoas retiravam água para
beber. A linha passava na divisa do seu terreno e todo o pátio
da estação.
Mais tarde o leito da linha foi loteado
e foram construídas casas, não sobrando nenhum vestígio
daquele local em que um dia foi a estação. A cidade
pouco se desenvolveu, e sobraram ainda algumas casas da antiga vila
ferroviária, já descaracterizadas, enfim, em 2006 praticamente
nada faz lembrar que algum dia por lá passou uma ferrovia.
1900
AO LADO: Cogita-se construir uma ferrovia ligando Ribeirão Bonito a Boa Esperança (O Estado de S. Paulo, 16/01/1900). |
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1902
AO LADO: Começam as obras para a ferrovia alcançar Boa Esperança (O Estado de S. Paulo, 13/4/1902). |
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1902
AO LADO: Começam as obras da ferrovia ligando Ribeirão Bonito a Boa Esperança (O Estado de S. Paulo, 25/05/1902). |
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ACIMA: A cidade de Boa Esperança em 1939: Na parte baixa da
foto, a Cia. E. F. do Dourado, sua estação e composições
paradas junto a ela. Nada mais disso existe, em termos de ferrovia
(Acervo Alberto del Bianco).
ACIMA: casas da vila ferroviária
ainda existentes e remanescentes do antigo pátio da estação
de Boa Esperança do Sul (Fotos Adriano Martins, 28 de dezembro
de 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alberto
del Bianco; Rudney C. Queiroz; Felippe De Lucca; Neuza de Lucca; Adriano
Martins; Cia. Dourado: relatórios anuais, 1900-47; Cia. Paulista,
relatórios anuais, 1949-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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O trem da Paulista chegando na estação de Boa
Esperança, no dia de sua desativação (2/1/1969).
Foto Felippe De Lucca, cedida por Neuza de Lucca |
O trem da Paulista parado na estação de Boa Esperança,
no dia de sua desativação (2/1/1969). Foto Felippe
De Lucca, cedida por |
Local onde ficava a estação, em foto de 28/12/2008.
Foto Adriano Martins |
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Atualização:
30.11.2021
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