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C. E. F. do Dourado
(1903-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
TRABIJU
Município de Trabiju, SP |
Tronco CEFD - km 33,995 (1929) (*ver texto
abaixo) |
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SP-2917 |
Ramal de Ribeirão Bonito - km 60,420 |
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Inauguração: 09.05.1903 |
Uso atual: sede da Prefeitura (2008) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
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A ESTAÇÃO: Há controvérsias
quanto à data de inauguração de Trabiju, aberta pela E. F.
Dourado. Algumas fontes afirmam ter sido em dezembro de 1900, outras
(Cia. Paulista), em 1903. Esta última é a data
mais provável, pois a linha chegou a Dourado no final
de 1900 e somente em maio de 1903 foi aberto o prolongamento que passava
por Trabiju e chegava a Boa Esperança.
O nome
teria vindo da expressão muito usada por engenheiros franceses
da ferrovia, "tres bijou" (muito bonito).
De qualquer
forma, 1900/1903 teria sido a data da inauguração da estação original, visto
que, em 1910, a estação, com o aumento de bitola e remanejamento da
linha que vinha de Dourado, teve o seu local alterado e um novo prédio
teve de ser construído. Trabiju passou a abrigar as oficinas
da Douradense.
"A estação de entroncamento em Trabiju, um edifício
bem acabado, e com cômodos para Hotel-restaurante está pronta e vai
servir desde já (...) A antiga estação de Trabiju, foi transformada
em moradia de empregados e o armazém em depósito de materiais de locomoção"
(Relatório da CD, de 31/05/1910, p. 7).
Da estação primitiva,
demolida, somente sobrava em 2003 uma caixa d'água subterrânea. A partir de 1920, a estação passou a ser também o ponto de saída dos ramais de Dourado e de Bariri.
A estação de Trabiju tinha
duas quilometragens, nos livros da Dourado: uma (33,995), era a original
e correspondia, até pelo menos 1933, ao trajeto feito via Ferraz
Salles, Dourado e Santa Clara, para chegar a ela,
mesmo que, a partir de 15/11/1924, com o alargamento da bitola de
60 cm para métrica no trecho entre Dourado e Trabiju,
a linha tivesse bitola diferentes para esse trajeto. Realmente, bastante
confuso.
A outra quilometragem considerava o trecho Ribeirão
Bonito-Sampaio Vidal-Trabiju, e correspondia a 20,177. (Relatório
da CEFD, 1929).
Em Trabiju foi construído em 1929 um armazém
regulador de café.
Em 1949, a estação passou a integrar
a rede da Cia. Paulista.
A estação de Trabiju foi desativada
no início de 1969, embora os dois ramais que saíam dela já houvessem sido extintos
três anos antes.
Em 1997, Trabiju tornou-se município. O prédio
da estação em 2008 abrigava a Prefeitura, o Correio e a Câmara
Municipal. Já o velho armazém, do outro lado da rua,
depois de servir como clube, desabou.
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1920
AO LADO: Assalto na linha em Trabiju
(O Estado de S. Paulo, 30/5/1920). |
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1921
AO LADO: Projeto para a ampliação de bitola da linha-tronco da Dourado
(O Estado de S. Paulo, 20/1/1921). |
ACIMA: Trabiju, em vista aérea de 1939. Cruzando
a fotografia, a linha tronco da E. F. do Dourado. Saindo para a esquerda,
mais para o alto da foto, o ramal de Dourado. Diversas composições
estão paradas nas linhas de desvio. A estação
é o prédio comprido no centro da foto, tendo à
sua esquerda o armazém (Foto Instituto Geográfico e
Geológico, USP).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alberto
del Bianco; Filipe Giesbrecht; Adriano Martins; C. E. F. Dourado:
relatórios anuais, 1903-48; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1949-69; IGGSP, 1928; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Trabiju em 1919. Foto cedida por Alberto Del Bianco |
A estação em 1950. Foto cedida por Alberto del
Bianco |
Pátio da estação de Trabiju, com a locomotiva
RSD-8 da Paulista, provavelmente anos 1960. Foto cedida por
Alberto Del Bianco |
Trabiju c. 1990. Foto de Alberto Del Bianco, do encarte da Revista
Frateschi, 1990 |
A estação em 15/07/2000. Foto Filipe Giesbrecht
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A estação em 15/07/2000. Foto Filipe Giesbrecht
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A estação em 28/12/2008. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
11.10.2018
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