|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1930-1969) |
BONITO
Município de Penápolis, SP |
Linha-tronco - km 228,000 (1949)
|
|
SP-1045 |
Altitude: 470,000 m |
|
Inauguração: 01.11.1930 |
Uso atual: n/d |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba
e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de
malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser
parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal
de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa.
Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: Aberta
em 1930, era também chamada de Posto Bonito.
Em 1962 ainda estava aberta; já em 1970 não existia
mais. |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.02.2018
|
|