A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Bonito
Engenheiro Napoleão
Glicério
...

Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Noroeste do Brasil (1929-c.1968)
ENGENHEIRO NAPOLEÃO
Município de Glicério, SP
Linha-tronco - km 386,200 (1938); km 233,500 (1949)   SP-0317
Altitude: 416,211 m   Inauguração: 01.10.1930
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1930, Engenheiro Napoleão era um posto telegráfico.

Em 1962 ainda estava aberta; já em 1970 não existia mais.
     
     
     
     
Atualização: 21.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.