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Cambaratiba
Borborema
Porto Ferrão
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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C. E. F. do Dourado
(1938-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966) |
BORBOREMA
Município de Borborema, SP |
Tronco da E.F.Dourado - km 155,2 |
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SP-0227 |
Ramal de Ribeirão Bonito- km 185,171 |
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Inauguração: 1938 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando
a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado
como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou
a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu
a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão
Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente.
Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e
em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado.
Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: A linha
da Douradense, parada em Ibitinga desde 1910, somente
começou a avançar na direção de Borborema e Novo Horizonte
com a fundação da Cia de Estrada de Ferro Novo Horizonte,
em 1929, por M. R. Calheiros e Nicolau Pizzolante.
Mesmo assim, apenas em 1936 as obras efetivamente foram iniciadas,
e o telegrafista na época, o sr. Nicomedes Seisdedos,
tinha o escritório montado num vagão, onde trabalhava e pernoitava,
convivendo com as onças e outros animais selvagens que andavam principalmente
à noite em volta do acampamento.
As datas atribuídas para a inauguração da estação são conflitantes:
o relatório para 1936 da Cia. Douradense afirma que
a abertura estava prevista para 01/01/1937, mas o relatório seguinte
(1937) fala apenas que "as obras de arte complementares, como estações,
casas de turma, armazém, etc serão executadas depois da abertura
do tráfego na linha", o que apenas aumenta a dúvida sobre as datas.
É certo, entretanto, que a linha desde meados de 1936 já chegava a
Borborema, apenas sendo utilizada para tráfego de carga, e
a estação não estava pronta então.
Antigos moradores da cidade afirmam que a estação foi efetivamente
aberta em 1938, pois nesse ano ela já tinha até chefe, e relatórios
da Cia. Paulista dos anos 1950 dão a data de 12/03/1939 para
essa abertura, o que pode indicar que essa teria sido a inauguração
oficial ou mesmo a liberação da linha para o tráfego de passageiros.
É certo também que o telegrafista Nicomedes foi o primeiro
chefe auxiliar da estação.
"As locomotivas 840 até 844 tracionavam o PB14 entre Novo Horizonte
e Tabatinga, e o comboio passava por Borborema entre 5:30 e 5:32.
Em Tabatinga as locomotivas eram substituídas pelas Pacific 635, mais
possantes e rápidas. E a Consolidation 732, então? Em 1961, quando
meu pai era chefe aqui de Borborema e eu não desgrudava dele e tinha
amizade com todos os maquinistas, foguistas e guardas, quando chegou
o FB5 (de carga) e estava abastecendo de água, eu conversava com o
maquinista meu amigo "Zé do Pito" e após uma "cantadinha" ele consentiu
que eu dirigisse um pouquinho e então lá fui eu para a cabine, movi
a alavanca, soltei o freio e acionei o reguleto...e lá se moveu a
732, tracionando um pesado trem de carga (uns 8 vagões, mais 3 gôndolas
e o bk). Só que puxei com um pouco demais de força e ela deu uma patinada.
Puxa!!!! como gostei e como me gravou na memória isso... e agora...
só existe o tender dela aí, para ser cortado, ou sei lá o que"
(Irani Seisdedos, Borborema, SP, ago/2001).
A linha foi incorporada pela Douradense em 1949 e passou a
integrar a Cia. Paulista, nova proprietária.
A estação foi desativada em 1966, com o fim do trecho
entre Ibitinga e Novo Horizonte, e foi demolida
há tempos.
Em 1978, o edital de concorrência no. SAP.8I.05/78 da FEPASA pôs à venda
a estação, o armazém e um depósito de Borborema, com 71.000,00 m2 de terreno.
1935
AO LADO: Alegria na cidade: a ferrovia estava próxima de chegar (O Estado de S. Paulo,
10/8/1935). |
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1939
AO LADO: O acesso
à estação tinha 4 pontes, todas levadas
durante a enchente de janeiro (O Estado de S. Paulo,
20/1/1939).
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ACIMA:
O ano era 1946. O redator da Folha de S. Paulo Paulo Pernasetti era
pessimista com o futuro da pequena cidade de 1.700 eleitores apenas.
O cinema fechara e o Grupo Escolar estava em péssimas condições.
Muita gente foi embora. A estação ferroviária
estava longe da cidade, dificultando o acesso (Folha da Manhã,
19/12/1946).
ACIMA: Casa de turma em Borborema, em foto de 27/01/2023 por Jair Maziero.
ACIMA: Casa de turma em Borborema, em foto de 27/01/2023 por Jair Maziero. Ela fica fora da cidade junto ao leito da antiga linha e está em mau estado, não sei se habitada ou não.
(Fontes: Jair Maziero, 2023; Cícero Seisdedos; Irani Seisdedos;
Paulo Pernasetti: Borborema, Terra Esquecida, 1946; Folha da Manhã,
1946; O Estado de S. Paulo, 1939; Cia. E. F. do Dourado: relatórios
anuais, 1932-48; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1948-69;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Borborema, sem data. Foto cedida
por Cicero Seisdedos, webmaster do site www.borborema.com |
A estação já desativada, em 1967. Foto
cedida por Irani Seidedos |
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Atualização:
28.01.2023
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