A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Borborema
Porto Ferrão
Novo Horizonte
...

Ramal de Rib. Bonito-1950
 
 
C. E. F. do Dourado (1939-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1966)
PORTO FERRÃO
Município de Novo Horizonte, SP
Tronco da E.F.Dourado - km 199,5   SP-2598
Ramal de Ribeirão Bonito- km 199,501   Inauguração: 12.03.1939
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: prov. 1939 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949, a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Porto Ferrão foi aberta em 1939 pela Douradense. Em 1949, passou a integrar a Cia. Paulista, nova proprietária da linha. Foi desativada em 1966, com o fim do trecho entre Ibitinga e Novo Horizonte. Já foi demolida. Sobraram na vila as casas e uma igrejinha.
     

A vila de Porto Ferrão...

...com a sua igrejinha...

...não tem mais sua estação, que ficava por aqui. Fotos Alberto del Bianco, em 02/2005
     
     
Atualização: 07.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.