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E. F. Sorocabana
(1917-1962) |
BOREBI
Município de Borebi, SP |
Ramal de Borebi - km 396,250 (1934) |
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SP-1044 |
Altitude: 585 m |
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Inauguração: 1917 |
Uso atual: demolido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 (demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1917, a Sorocabana abriu o ramal de Borebi, saindo da estação
de Virgílio Rocha, no ramal de Bauru; o ramal chegava então
até a fazenda do Coronel Leite. Em 1938, foi prolongado como
ramal lenheiro, até Santa Flora. O ramal deixou de operar em
1962, pela circular estadual 73/61, de 28/04/1961. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Borebi foi inaugurada com o ramal, em 1917.
O relatório da Sorocabana de 1917 escreve que "trecho
Virgílio Rocha-Rodrigo Silva passando por Borebi. Autorizado
ramal pelo decreto 2723 de 6/10/16 do Gov. do
Estado, no km 393+800 tronco, raiz da serra dos Agudos, passando por
Borebi, c/ 19,500 km. Trabalhos já iniciados".
Com a supressão do ramal, em 1962, a estação
foi desativada.
O município de Borebi, criado em 1993, utiliza o prédio
da estação - ou do armazém? - como sede da Prefeitura.
Na verdade, não se conseguiu determinar se alguma das
casas ferroviárias que ainda estão lá foram a
estação, ou casas da vila ferroviária, ou o armazém.
Em maio de 2008 a dúvida não tinha mais sentido: o prédio
foi demolido.
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de poço
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1926
AO LADO: O ramal Borebi-Quatá
(O Estado de S. Paulo, 4/12/1926).
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No final de 1948, obras da ligação
Borebi-Quatá (seguiria até a ponta do ramal
de Borebi) teriam sido iniciadas no pátio de Quatá.
No entanto, não mais se ouviu falar da linha, que na
época foram incentivadas pelas prefeituras de Lutécia
e de Echaporã, municípios que seriam beneficiados
com a passagem da linha por seus territórios. A linha,
na época, era vista pela Sorocabana como uma obra que
reduziria a distância entre São Paulo e a alta
Sorocabana
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1948
AO LADO: 22 anos depois, voltava-se
a falar no ramal Borebi-Quatá (Folha da Manhã,
10/8 e 28/12/1948).
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ACIMA: A cidade de Borebi em 1939.
A faixa branca curva que passa pelo limite da zona urbana (à
direita na foto) é a linha da Sorocabana. A estação
está à direita, área central na foto, do lado
esquerdo da linha (IGGSP/EMFA).
(Fontes: Adriano Martins; Carlos Cornejo; José
Henrique Bellorio; Folha da Manhã, 1948; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1900-69; IGGSP/EMFA; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A inauguração da estação de Borebi,
em 1917. Foto cedida por Carlos Cornejo |
A inauguração da estação de Borebi,
em 1917. Foto cedida por Carlos Cornejo |
A estação ou o armazém? Foto de 20/04/2001,
por José Henrique Bellorio |
A estação ou o armazém? Foto de 20/04/2001,
por José Henrique Bellorio |
Casa da vila ferroviária, em 12/2001. Ou a estação?
Foto Adriano Martins |
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Atualização:
13.02.2018
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