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VXY Mogiana em MG
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Lençóis Paulista
Virgílio Rocha
Bom Jardim
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saída para o ramal de Borebi: Borebi
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ramal de Bauru-1935

IBGE - 1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Sorocabana Railway (1917-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
VIRGÍLIO ROCHA
Município de Lençóis Paulista, SP
Ramal de Bauru - km 392,339; km 380,322 (1934); km 352,046 (1960) (*)   SP-2973
Altitude: 609 m   Inauguração: 10.11.1917
Uso atual: em ruínas (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1917
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953, devido às retificações feitas entre Conchas e Manduri neste ano.
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até hoje.
 
ANO Total de passageiros embarcados
1922 1.684
1934 3.320
1942 3.487
1943 4.757
1944 5.161
1945 4.909
1951 8.711
A ESTAÇÃO: A estação de Virgílio Rocha foi inaugurada em 1917 (há literaturas que dão a data de 19 de dezembro, e não 10 de novembro), para servir como saída para o ramal de Borebi, aberto nesse mesmo ano.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

Por muito tempo existiu junto à estação uma pedreira da Sorocabana com um britador. "O britador existente próximo à estação de Virgilio Rocha funcionou em regulares condições, fornecendo pedra para p reforço da linha nas 6as e 7as dependências (da ferrovia)" (Relatório da E. F. Sorocabana para 1942).

O prédio tinha um anexo de madeira, provavelmente um depósito, acoplado à estação de alvenaria.

O ramal funcionou até 1962, quando foi desativado.

Depois, a estação serviu por um bom tempo como moradia. Ela ficava em 1998 atrás de um condomínio de chácaras, que ficava entre ela e a via Marechal Rondon (SP-300).

Em 2003, a estação já estava mal conservada, e o antigo anexo de madeira já havia sido desmontado. Em março de 2009, o mato já cobria a plataforma e a estação estava abandonada. Em 2018, estava em ruínas.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação entre 1917 e 1976. Ao lado, um destes trens está parado na plataforma da estação de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1958 (Guias Levi).

ACIMA: Locomotiva Krupp da Sorocabana, anos 1960.

ACIMA: Pessoas na estação em 1969 (Fotos: Cessão Adriano Martins).

ACIMA e ABAIXO: Triângulo de reversão em Virgilio Rocha (ver à esquerda, no mapa). (Acervo Rafael Nogueira. Data dos desenhos desconhecida).



ACIMA: Imagem do abandono na estação, já desativada, em foto de 1983 . Notar que ainda havia carros de passageiros, provavelmente também abandonados, no triângulo ao fundo, na foto(acervo José Santo Martinelli).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Acervo José Santo Martinelli; Leandro, Gouveia; José H. Bellorio; Relatórios anuais da Sorocabana, 1915-69; IBGE, 1973; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht; )
     

A estação em 1983. Acervo José Santo Martinelli

A estação de Virgílio Rocha, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Virgílio Rocha, em 20/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Virgílio Rocha, em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio

Barracão ao lado da estação de Virgílio Rocha, em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio

A estação de Virgílio Rocha, em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio

A estação em 04/2003, já sem o anexo de madeira. Foto Adriano Martins

A estação já abandonada, em 2008. Foto Adriano Martins

A estação em ruínas, em 2018. Foto Adriano Martins
     
Atualização: 07.11.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.