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VXY Mogiana em MG
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Bebedouro-tronco CP
Miragem
Botafogo
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ran. Nova Granada-1950

IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São Paulo-Goiaz (c.1910-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969)
MIRAGEM
Município de Bebedouro, SP
Ramal de Nova Granada - km 6,786   SP-2340
Altitude: 596,500 m   Inauguração: 03.1911
Uso atual: demolida (1973)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes. Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz. Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia), passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa. Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro, incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia, de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem, na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969, todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou, tendo a grande maioria das estações sido demolida.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Miragem, também chamada a partir dos anos 1950 de Miragem de São Paulo, foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto pela São Paulo-Goiaz.

A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista, passou a fazer parte do ramal de Nova Granada, onde funcionou até ser desativada no início de 1969, e ter os trilhos retirados logo depois.

"Por mais que tentamos, não conseguimos precisar o local desta antiga estação. Conversamos com motoristas de táxi e outros senhores que proseavam na praça de Bebedouro naquela manhã de feriado preguiçoso, e instauramos a polêmica. Estaria ela no Horto? Ou na fazenda do Cutrale ? De consenso, apenas a lembrança que Miragem já não existe mais. Cumpriu o seu destino e transformou-se numa miragem mesmo" (Douglas Razaboni, 04/2003).

Ela estava na fazenda da Cutrale e foi demolida no já distante ano de 1973, segundo um morador de Bebedouro.

(Fontes: Celso de Britto; Douglas Razaboni; Cia. São Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1910-18; Cia. Paulista: relatórios oficiais, 1949-69; IGG-SP, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Miragem, anos 1950. Cessão Celso de Britto
   
     
     
Atualização: 10.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.