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VXY Mogiana em MG
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Jundiapeba
Braz Cubas
Mogi das Cruzes
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. Central do Brasil (1929-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-)
BRAZ CUBAS
Município de Mogi das Cruzes, SP
Ramal de São Paulo - km 453,636   SP-1035
Altitude: 741 m   Inauguração: 16.09.1929
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Braz Cubas foi aberta em 1914, como posto e elevada em 1937 a parada. O Guia Geral das Estações Ferroviárias do Brasil dá o ano de 1914 para a sua abertura. Max Vasconcellos afirma que tal se deu em 1928. Outro autor cita a data de 29 de maio de 1929.

Nas tabelas de horários da Central a que tive acesso, referentes a 1915 e 1917, não há qualquer menção à existência de uma parada na estação de Braz Cubas.

Hoje é uma das estações da CPTM. Seu pequeno prédio ainda é um dos antigos da linha.

ACIMA: Anúncio de jornal de 1924 mostra novo loteamento, o Villa Paulista, sito "perto de uma nova estação que se está construindo entre Mogy das Cruzes e Santo Angelo (hoje Jundiapeba). A estação, no entanto, somente seria aberta 5 anos depois, em 1929 e chamar-se-ia Braz Cubas (O Estado de S. Paulo, 7/9/1924).

1935
AO LADO:
A estação teria mesmo sido demolida? (O Estado de S. Paulo, 31/10/1935).


ACIMA: Trem da CPTM na estação de Braz Cubas em 21 de maio de 2011. Esta composição seguia da Luz para a estação de Estudantes, sem baldeação em Guaianazes (Foto Rafael Asquini).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael Asquini; O Estado de S. Paulo, 1924; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; E. F. Central do Brasil: relatórios anuais, 1920-40; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, provavelmente anos 1950. Cessão Alberto del Bianco

Plataforma da estação de Braz Cubas, em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 24.01.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.