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L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
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Braz Cubas
Mogi das Cruzes
Estudantes
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. do Norte (1875-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-)
MOGI DAS CRUZES
Município de Mogi das Cruzes, SP
Ramal de São Paulo - km 450,320 (1928)   SP-2347
Altitude: 743 m   Inauguração: 06.11.1875
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1984
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mogi das Cruzes foi "aberta" em 1875, numa cidade que já existia desde o século XVI. Na verdade, a estação somente existia na imaginação de quem fez esta primeira viagem: havia apenas em seu lugar um terreno que esperava uma construção. A estação seria construída aberta e mais tarde... quando? (ver caixa abaixo, de 1875).

Em julho de 1879, já deveria estar construída a estação, fosse ela uma provisória ou não... não era mais apenas um terreno vago.

O prédio que seria construído mais tarde foi aumentado em 1889 (ver caixa abaixo, de 1889).

Em 1918, a estação foi totalmente reconstruída, segundo informava a Central do Brasil em seu relatório para esse ano. Nesta época, previa-se a construção de uma linha de bondes ligando à Santa Casa, mas esta linha nunca foi reallizada.

Em 16/09/1929, foi inaugurado um novo prédio, com apenas duas plataformas. Nessa época, Mogi já era extremidade da linha de subúrbios da Central em São Paulo. Em 1956, foi ampliada a estação (com uma plataforma estilo da estação Roosevelt), e reinaugurada em 15/03/1958.

Em 1960, com os trens da extinta Central do Brasil, a cidade não estava nem um pouco satisfeita com o transporte: "No setor do transporte coletivo, a Central do Brasil, que conta com cinco estações dentro do município (em 1960), serve a um contingente apreciável de operários e estudantes que fazem o caminho Mogi das Cruzes-São Paulo, pagando Cr$ 3,00 para viajar nos demorados e malcheirosos carroções atados a mais de duas dezenas de trens suburbanos diários" (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1960, p. 576).

Em 1984 a RFFSA demoliu a estação quando inaugurou o novo prédio (o atual) em 20 de agosto, com mais três plataformas e ampliação das duas
existentes. Desde 1976, não era mais a ponta da linha de subúrbios, que segue até Estudantes, aberta neste ano para atender às universidades da cidade.

A estação atende hoje aos trens metropolitanos da CPTM. Em 2009, discutiu-se a retirada dos trens da CPTM para serem substituídos por VLTs a partir de Suzano. O absurdo não vingou e, em 2022, o trem continua atendendo à cidade normalmente.

1875
AO LADO: Autorizado tráfego provisório até Mogi das Cruzes(A Provincia de S. Paulo, 15/10/1875).

ACIMA: Abertura da linha do Norte até Mogy. Reparar que não são citadas estações intermediarias (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1875).

1875
AO LADO: Mogi beneficiar-se-á com a ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1875).

1875
AO LADO: A estação ainda não existia na viagem inaugural. E como foi essa viagem - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 9/11/1875).

1875
AO LADO: A estação já possui correio (A Provincia de S. Paulo, 9/11/1875).

1875
AO LADO: Preços do bilhete para ir de SP a Mogy (A Provincia de S. Paulo, 13/11/1875).

1877
AO LADO: Boi causa descarrilamento rm Mogi (A Provincia de S. Paulo, 9/10/1877).

1879
AO LADO: Acidente por descuido de uma senhora (A Provincia de S. Paulo, 28/7/1879).

1879
AO LADO: Leitor do joirnal queixa-se do botequim da estação... E, se havia botequim, já existia uma estação em Mogi (A Provincia de S. Paulo, 28/08/1879).

1879
AO LADO: ... e o botequim responde à acusação (A Provincia de S. Paulo, 02/09/1879).

1879
AO LADO: Descarrilamento em Mogi das Cruzes (quilometragem da época) (A Provincia de S. Paulo, 25/10/1879).

1880
AO LADO: O chefe da estação é prestigiado pelos seus usuarios. Há muito mais assinaturas do que as que constam neste recorte (A Provincia de S. Paulo, 28/7/1879).

1881
AO LADO: O chefe da estação já era outro em 1881 e havia reclamações contra ele (A Provincia de S. Paulo, 17/11/1881).

1889
AO LADO: Aumento na estação de Mogi das Cruzes e construção de três novos carros-salões de primeira classe beneficiará a ferrovia. A estação já tinha um botequim e também já se queixavam do seu atendimento (A Provincia de S. Paulo, 29/8/1889).

1893
AO LADO:
Vão construir um bar na estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1893).

1897
AO LADO:
A cidade pedia trens de suburbios - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO COMPLETO (O Estado de S. Paulo, Paulistano, 18/5/1897).

1897
AO LADO:
Roubo na estação (O Estado de S. Paulo, , 30/6/1897).

1900
AO LADO:
Acomodações para imigrantes na estação serão demolidas (O Estado de S. Paulo, , 28/02/1900).

sem data
AO LADO:
Uma das versões da estação de Mogi das Cruzes. (Autor desconhecido).

1913
AO LADO:
Mudança (baixa) no preço dos suburbios para Mogy (Correio Paulistano, 4/7/1913).

1917
AO LADO:
Preços dos suburbios para Mogy das Cruzes continua sendo afetado pelos impostos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ARTIGO INTEIRO - (O Estado de São Paulo, 3/1/1917).

1917
AO LADO:
Trens cargueiros atrapalham o embarque nos trens de passageiros na estação (O Estado de São Paulo, 31/01/1917).

1925
AO LADO: Acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 9/5/1925)

)

1925
AO LADO:
Outro acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 24/6/1925).

)

1925
AO LADO:
Mais iluminação na estação. Pena que o final da reportagem está ilegível (O Estado de S. Paulo, 2/10/1925).

ACIMA: Terrenos próximo às estações vendiam. Como em diversas outras cidades e estações, a proximidade da ferrovia era um alento a quem precisava trabalhar em São Paulo, como no caso da estação central de Mogi das Cruzes em 1928 (Folha da Manhã, 4/3/1928).

1931
AO LADO:
Elogios a chefe de estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1931).

1934
AO LADO:
Novos horarios dos trens para São Paulo (O Estado de S. Paulo, 15/4/1934).
ACIMA: Os jornais chegavam por trem em 1939 e podiam ser encontrados na estação (O Estado de S. Paulo, 16/3/1939).

1942
AO LADO:
Descarrilamento na estação (O Estado de S. Paulo, 7/5/1942).

ACIMA: Estação de Mogi das Cruzes em 1950 (Autor desconhecido).

ACIMA: De acordo com o Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes, esta foto mostraria a locomotiva "Baroneza" ao chegar a Mogi das Cruzes trazendo o Presidente da República, Affonso Penna, em 1909. Na verdade, a foto deve ser de 1954, quando essa locomotiva veio para São Paulo nas comemorações do IV Centenário. Affonso Pena já estava morto havia muito. A "Baroneza" foi uma das primeiras locomotivas a andar no Brasil, exatamente na primeira das linhas, a Porto da Estrela-Raiz da Serra, em Magé, RJ, em 1854 (Arquivo Histórico Municipal de Mogi das Cruzes).



1955
AO LADO:
O jornal descreve em 1955 como era uma viagem pelo trem da Central do Brasil ligando a Capital paulista a Mogi das Cruzes (Folha da Manhã, 11/9/1955).


ACIMA: A estação de Mogi das Cruzes que foi construída nos anos 1960. em foto tomada por volta de 1980 (Foto Isaac Grinberg).

ACIMA: A plataforma da antiga estação, cheia em 1/8/1972 (Folha de S. Paulo, 2/8/1972).

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros param nesta estação desde 1875 até hoje. Veja aqui horários em xx (Guias Levi).

Quando foi entregue a primeira estação de Mogi das Cruzes? A original, de 1875, era um casebre de madeira, de acordo com os relatórios da EFSP-RJ para o Presidente da Província. Pelos mesmos relatórios sabe-se que a primeira estação de alvenaria (teria sido a que sobreviveu até 1984, vista nas fotos abaixo?) foi concluída no final de 1879.

ACIMA: O velho armazém de cargas, construído nos anos 1920 pela E. F. Central do Brasil, ainda em pé e bem conservado em 1º de fevereiro de 2023 (Foto Igor Gruchka).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Igor Grushka, 2023; Isaac Grinberg; Benedito dos Anjos; Carlos Roberto de Almeida; William Gimenez; Astrea M. Giesbrecht; Relatório do Presidente da Província para 1879, 1880; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1960; O Estado de S. Paulo, 1913, 4/5/1919, 1925, 1931 e 1939; Folha da Manhã, 1928 e 1955; Folha de S. Paulo, 1972; Correio Paulistano, 1913; O Diário de Mogi, 2009; Arquivo Histórico Municipal de Mogi das Cruzes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; E. F. Central do Brasil: Relatórios anuais, 1920-1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Mogi das Cruzes, 1920. Foto do arquivo de Benedito dos Anjos

Estação de Mogi das Cruzes, 1920. Foto do arquivo de Benedito dos Anjos

Estação de Mogy, provavelmente por volta de 1900. Autor desconhecido

A estação em 1940. Foto do arquivo de Benedito dos Anjos

Plataformas antigas da estação, sem data. Foto do arquivo de Benedito dos Anjos

Em 1960, a primeira viagem do trem Alvorada, da linha de subúrbios da EFCB. Autor desconhecido

Plataformas da estação de Mogi, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Plataforma da estação de Mogi em 24/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

O trem partindo da estação de Mogi, À esquerda, para Estudantes, em 02/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

Fachada da estação de Mogi em 02/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

O trem turistico SP-Mogi da CPTM na plataforma da estação de Mogi em 7/3/2010. Foto Carlos Roberto de Almeida

TUES da CPTM nas plataformas de Mogi em 1/3/2015. Foto Carlos R. Almeida
     
Atualização: 07.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.