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VXY Mogiana em MG
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São Roque
Britador
Mairinque
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1927-1951)
BRITADOR
Município de São Roque, SP
Linha-tronco - km 65,147 (1934)   SP-1030
Altitude: 797,500 m   Inauguração: 01.05.1927
Uso atual: aparentemente demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1927 como posto km 68, passou a ser chamada logo a seguir de posto Britador. Um ano antes, havia sido fechado o posto de Rangel Pestana, bastante próximo e que havia funcionado por apenas seis anos.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico categoria B (*).

Há uma citação no Guia Levi de julho de 1940, página 125: "O trem SU 16 (um dos subúrbios da Sorocabana na época) pára em Britador".

A parada sobreviveu até 1951, quando foi extinta. Atendia basicamente à pedreira da Sorocabana que existia ali.

A estação não foi localizada. Sem fotos.

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os postos onde havia somente serviço de trens, emissão de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens, encommendas e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado pela distancia das estações collateraes respectivas".

(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1900-69; Guia Levi, 1940; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 15.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.