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          E. F. Sorocabana 
            (1929-1971) 
            FEPASA (1971-1998) | 
         
         
           SÃO 
            ROQUE  
            Município de São Roque, SP | 
         
         
          | Linha-tronco - km 63,338 (1934) | 
            | 
          SP-0365 | 
         
         
          | Altitude: 797,500 m | 
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          Inauguração: 1928 | 
         
         
          | Uso atual: abandonada (2021) | 
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          com trilhos | 
         
         
          | Data de construção do 
            prédio atual: 1929  | 
         
         
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          | HISTORICO DA LINHA: A 
            E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha 
            foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, 
            quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, 
            porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos 
            e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época 
            à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, 
            vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para 
            o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas 
            linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a 
            ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim 
            foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal 
            FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente 
            até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente 
            os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho 
            passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso 
            trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos 
            pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa 
            até hoje, para trens de carga. | 
         
         
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          A ESTAÇÃO: A estação 
            atual de São Roque foi aberta em 1928, substituindo 
            a estação antiga colocada fora dos trilhos com a retificação 
            da linha.  
             
            Na estação existia um bar (ver mais abaixo). "Na 
            plataforma havia um bar que além do tradicional, vendia os vinhos 
            produzidos na região. Então a torcida era para que o trem chegasse 
            com alguns minutos antes do horário para que pudesse sobrar algum 
            tempo para as compras" (Carlos R. Almeida, 09/2006). 
            Seria esta o mesmo bar dos anos 1950, que Carlos conheceu 
            nos anos 1970 e 1980?  
             
            A estação teria sido fechada em 1976. Depois, chegou 
            a funcionar durante os dias de semana, permanecendo fechada nos finais 
            de semana. 
             
            Nos anos 1990, foi sendo gradativamente abandonada, e funcionava em 
            1998 apenas como plataforma de embarque.  
             
            "Sempre que voltava de Itapetininga aos domingos, vinha com 
            o P2 até Iperó e a partir desta, com o N4 (trem procedente de Maringá). 
            Como a última parada antes de Julio Prestes era São Roque, desembarcava 
            ali e aguardava o Toshiba que saia logo a seguir. Praticamente, entre 
            20 e 40% dos passageiros desciam em São Roque. O TUE ficava estacionado 
            num desvio que existia na antiga estação e, assim que o N4 partia, 
            ele encostava, pegava os passageiros e partia com destino a São Paulo. 
            A estação tinha um bar bem abastecido especialmente 
            com os vinhos produzidos na região. Era bastante movimentado até sua 
            desativação em 1976/77. Na década de 1980, com os poucos trens remanescentes, 
            uma senhora certa vez fez alguns pastéis e foi até a estação vender 
            aos passageiros. No inicio ela vinha com cerca de 20 pastéis para 
            vender aos passageiros do PS1. Depois de algum tempo, virou mania 
            e ela precisou de ajuda. Num piscar de olhos as duas sacolas cheias 
            de pastéis acabavam. E ela passou a vender também ao pessoal do PS3 
            que chegava no final do dia" (Carlos Roberto de Almeida, 
            11/10/2011).  
             
            Com a supressão dos trens de passageiros em janeiro de 1999, 
            o prédio da estação foi restaurado e ocupado 
            pela Polícia. Há alguns anos ela foi toda reformada 
            pela prefeitura que esperava que um Expresso Turistico chegasse à 
            cidade, porém tal não aconteceu e o projeto foi engavetado pela CPTM. 
             
             
            Em 2013, a estação estava aberta ao relento para visitação sem ninguém 
            vigiando o lugar.  (Veja também SÃO 
            ROQUE-VELHA) 
             
            
               
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                   OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO 
                    E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 
                    1934 - Fechamento do patio (com cerca) para cobrança 
                    de ingressos; modificação no encanamento da 
                    estação 
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              ACIMA: 
            Anúncio do bar da estação de São Roque 
            (Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953). 
              
            ACIMA: A estação (Autor e data desconhecidos). 
              
            ACIMA: Ao fundo, o trem, aparentemente o subúrbio São Paulo-Mairinque 
            apelidado então de "Caveirão", passa entre 
            os morros em 1960 (Foto Tibor Jablonsky). 
              
            ACIMA: A estação de São 
            Roque em 1979 (Foto José Carlos Ribeiro).  
              
            ACIMA: O quase final da estação de São Roque em 1992. Quanto tempo ainda demoraria este descaso? Provavelmente até 1998, quando o trem da CPTM pararia de rodar entre Itapevi e Mairinque. Depois, seria o abandono total que perdura até os dias de hoje (O Estado de S. Paulo, 29/8/1992)  
              
            ACIMA: O 
            trem de passageiros não passava mais desde 1998, mas havia sempre alguém 
            esperando algo nas plataformas destelhadas - cerca de 2010 (Foto Adriano Vieira Domingues). 
 
            (Fontes: Ralph M. 
            Giesbrecht, pesquisa local; José Carlos Ribeiro; Ricardo Corte; 
            Adriano Vieira Domingues; Milton Diniz; Carlos R. Almeida; Kenzo Sasaoka; 
            Ricardo Koracsony; Otavio Barros;  Tibor Jablonsky; 
            E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1872-1969; E. F. Sorocabana: 
            Guia oficial, 2o sem. 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) | 
         
         
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                  São Roque em 1976 - Foto Adalberto Garcia Benites | 
                  
                  Outro aspecto da estação, em 20/02/1998. Foto 
                  Ralph M. Giesbrecht | 
                  
                  A plataforma da estação de São Roque, com 
                  duas coberturas, em 20/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht | 
               
              
                  
A estação abandonada e pichada em 20/02/1998. 
                Foto Ralph M. Giesbrecht | 
                  
A estação, reformada, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka | 
                  
A estação, reformada, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka  | 
               
               
                  
Chegando à estação... Foto Ricardo Koracsony, 
                em 09/2002 | 
                  
A fachada da estação em 05/2008. Foto Otavio Barros | 
                   
A estação em 2010. Foto Milton Diniz | 
               
               
                  
A estação em 9/2012. Foto Ricardo Corte | 
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          | Atualização: 
            31.12.2021 
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