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VXY Mogiana em MG
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Remédios
Bento Ferraz
Piapara
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1931-1952)
BENTO FERRAZ
Município de Anhembi, SP
Linha-tronco original - km 252,500 (1934)   SP-1021
Altitude: 486,400 m   Inauguração: 1931
Uso atual: provavelmente demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1931
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bento Ferraz foi aberta em 1931, como

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Pintura do posto; desmontagem e construção de casa para o encarregado do posto; confecção de guaritas no pátio

"posto km 253". O nome veio mais tarde, após 1934. Desativada em abril de 1952 devido à abertura da variante Juquiratiba-

ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para se ter uma idéia de como Bento Ferraz e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).

Botucatu, e o nome foi passado para uma das estações do novo trecho. Não localizada.


À ESQUERDA: Acidente na ferrovia próximo à estação de Bento Ferraz em 1949 (Folha da Manhã, 3/2/1949).
(Veja também BENTO FERRAZ-NOVA) CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
(Fontes: Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1951-52; Folha da Manhã, 1949; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1890-1955; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
     
     
Atualização: 06.12.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.