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Bento Ferraz
Piapara
Oiti
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Tronco EFS - 1935
IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1952) |
PIAPARA
(antiga ALAMBARY)
Município de Anhembi, SP |
Linha-tronco original - km 269,036 (1924);
km 257,510 (1931) (*) |
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SP-1654 |
Altitude: 664 m |
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Inauguração: 03.05.1888 |
Uso atual: moradia (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1911 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1888 com o nome de Alambary e como ponta
de linha (ver caixa abaixo de 1888).
Em 1911 foi construído um novo prédio para
a estação; dois anos antes, o jornal O Estado de
S. Paulo de 13/10/1909 publicava uma advertência do Secretário
da Agricultura, na época o órgão
responsável no Estado pelas ferrovias, à Sorocabana
Railway para a "urgente necessidade de ser substituído
o edifício provisório que serve à estação
em Alambary". Ou seja, se era o prédio de 1888
e ainda por cima provisório, provavelmente estava em péssimo
estado.
Durante a perseguição feita aos revoltosos de 1924,
após a fuga destes da Capital no final de julho, a estação
de Alambary serviu como um dos acampamentos
das tropas governistas (mapa acima): no caso, como quartel-general
de Azevedo Costa.
Nos anos 1940 o seu nome foi alterado para o atual, Piapara.
Entre Piapara e Oiti, existia ainda um pequeno posto
de madeira, chamado de "km 263", que nunca recebeu
nome, até ser desativado em 1952.
Em abril de 1952, a estação foi desativada devido à
abertura da variante Juquiratiba-Botucatu.
O prédio, aparentemente grande demais para um local tão
perdido, ainda existe, de tipologia semelhante às estações
de Indaiatuba, Angatuba, Itararé, Luiz Pinto, Bom Jardim
e Vitoriana. Tanto ele quanto a caixa dágua eram
utilizados como moradia em 2009. Havia alguns prédios perto
da estação, antigos, um teria abrigado uma pequena escola,
outros eram bem mais recentes. O fotógrafo Adriano Martins
esteve ali em 2002 e em 2009: "Muita coisa mudou em Piapara
desde minha última passagem em 2002. E mudou pra pior. O belo gramado
que havia no pátio foi substituído por plantação e cercado com telas
de viveiros. Em um dos anexos da estação, funciona como igreja evangélica.
Um banheiro foi construído na plataforma descaracterizando totalmente
a bela estação. Realmente uma cena desoladora. A péssima condição
da estrada e a imagem lamentável deste belo prédio, me deixou profundamente
chateado" (Adriano Martins, 10/10/2009).
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
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1888
AO LADO: Abertura provisória do trecho de Piramboia a Alambary
(A Provincia de
S. Paulo, 4/5/1888). |
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1892
AO LADO: Uma olaria estava à venda no bairro de Alambary
(A Provincia de
S. Paulo, 4/5/1888). |
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1901
AO LADO: Reclamações de Alambary
mostram que a vila existia para cortar lenha (O Estado de
S. Paulo, 25/22/1901). |
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1925
AO LADO: Mapa de posicionamento de tropas na perseguição
aos revoltosos que deixaram São Paulo via Sorocabana
no final de julho de 1924 (Ayres de Camargo: Patriotas Paulistas
na Coluna Sul, Livraria Liberdade, 1925).
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ACIMA: Piapara como era... quando? Virada do século
XX? A linha já existia (Autor desconhecido - cessão
Adriano Martins).
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Piapara e outras saíram
da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Esta foto, sem data,
pode ser de Piapara (ou Alambari, ou seja, depende da data). Embpra
seja do museu ferroviário de Botucatu, sempre é bom
lembrar que a estação fica em outro município,
ou seja, Anhembi, vizinho a Botucatu (Acervo Museu Ferroviário
de Botucatu).
ACIMA: A antiga estação em 10/10/2009,
já ocupada por uma igreja evangélica e com descaracterizações,
com construção de puxadinhos (anexos). Notar a paisagem
que se vislumbra do lado oposto (Foto Adriano Martins).
ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tinha em 1951 algum trânsito
ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado
de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Em 1952, já abandonado, a prefeitura
de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca
fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
(Fontes: Adriano Martins; Wanderley Duck;
Museu Ferroviário de Botucatu; O Estado de S. Paulo,
1901, 1909, 1951, 1952; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais,
1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Piapara, sem data, mas já sem
trilhos. Acervo Wanderley Duck |
A caixa d'água redonda de Piapara... |
...e a estação, vista aqui do lado da plataforma... |
...ainda sobrevivem lado a lado... |
...como um monumento à época de ouro da Sorocabana... |
...que construiu estações enormes e bonitas como
esta no meio do nada.
FOTOS: Adriano Martins, em 28/04/2002 |
A estação, lado da plataforma, em 10/10/2009.
Foto Adriano Martins |
A velha estação em 11/2018. Foto Antonio Carlos Cardoso |
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Atualização:
05.01.2021
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