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VXY Mogiana em MG
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(1952-2004)
Engenheiro Calixto-nova
Bento Ferraz-nova
César Neto
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana (1952-1971)
FEPASA (1971-1998)
BENTO FERRAZ-NOVA
Município de Anhembi, SP
Variante Juquiratiba-Botucatu - km 236,800 (1960)   SP-3784
Altitude: 513 m   Inauguração: 22.04.1952
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952 (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Sorocabana, no trecho entre Juquiratiba e Botucatu, foi substituída em 1952 por uma variante que corre mais ao sul e diminuiu o percurso entre essas duas estações através de menos curvas e túneis. O trecho original foi suprimido. Oito novas estações foram construídas para substituir as antigas da linha original. A variante opera até hoje, fazendo parte do tronco da ex-Sorocabana. Trens de passageiros por ali trafegaram até 15/01/1999.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bento Ferraz-nova foi aberta em 1952, como uma das estações da variante Juquiratiba-Botucatu. Tomou o nome de uma estação mais antiga que já existia no trecho original; entretanto, a "velha" ficava no município de Botucatu, a noroeste da "nova". Durante a construção, chamou-se posto km 237 ou Pátio III.

Foi demolida no início dos anos 1980, e, como outras da variante, deve ter sido um prédio grande, com armazém conjugado. Digo deve, pois Belvedere não o era, era de madeira.

Em 2008, somente sobravam a plataforma e a placa.

(Veja também BENTO FERRAZ)

CLIQUE AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO


ACIMA: Fazenda que se avista da linha, da plataforma de Bento Ferraz, em maio de 2008 (Foto Stenio Gimenez).

TRENS - Embora a estação tenha sido inaugurada em 1952, os guias de horários mostram trens de passageiros parando nesta estação somente entre 19-- a 1958. Ao lado, um destes trens está na serra (cuesta) de Botucatu, tracionado por uma elétrica Loba, em 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1976 (Guias Levi).
(Fontes: Stenio Gimenez; Décio Marques; Carlos de Campos, 1998; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1950-69; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Local da antiga estação, em 2004. Foto Décio Marques

Plataforma da estação, coberta de mato, em maio de 2008. Foto Stenio Gimenez
 
     
     
Atualização: 15.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.