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Sequeiro de Espinho
Itajuípe
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ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. de Ilhéus a Conquista (1913-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964)
SEQUEIRO DE ESPINHO
Município de Itajuípe, BA
E. F. Ilhéus (ramal de Itajuípe) - km 56,670 (1960)   BA-4181
Altitude: 82 m   Inauguração: 15.06.1913
Uso atual: em pé (2005)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1913?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Sequeiro de Espinho foi inaugurada em 15 de junho de 1913, como ponta de linha do ramal de Itajuípe, permanecendo assim por alguns anos até 1934 quando o ramal foi prolongado até Itajuípe.

Ficou famosa por ser retratada em vários romances do escritor baiano Jorge Amado. A famosa "Batalha do Sequeiro de Espinhos", utilizada como pano de fundo do romance "Terras do Sem-Fim" do escritor, é travada no entorno da antiga Estrada de Ferro de Ilhéus, devido em parte à sua estratégica localização e importância econômica.

Em 19 de maio de 1964, a RFFSA determinou a suspensão do tráfego e depois o levantamento (arrancamento) dos trilhos do ramal de Rio do Braço a Itajuípe pelo RI-31.

A estação estava ainda de pé em 2005, mas não se sabe seu uso atual.

Veja também os trens da E. F. de Ilhéus

ACIMA: A estação de Sequeiro do Espinho. à direita, no mapa dos anos 1950. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).

(Fontes: Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Sequeiro de Espinho, em 2005. Foto Manoel Ursino
Tenório de Azevedo Junior
   
     
Atualização: 27.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.