Estações Ferroviárias do Estado da Bahia

E. F. Nazaré (1875-1967)

E. F. Ilhéus (1910-1964)

HISTÓRICO DAS LINHAS: E. F. de Ilhéus - A linha-tronco Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway Company Limited
, com a idéia de alcançar Conquista (Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua construção, estendendo-se até Itajuípe, aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava.

O Tram Road de Nazareth foi aberto em 1875, ligando a estação de Nazareth com a de Onha. Daí, foi avançando em pequenos trechos, chegando somente em 1906 a Jequiriçá, a 148 km de Nazaré e no ano em que teve o nome alterado para E. F. de Nazaré. Em seguida, novos avanços até o km 225, na estação de Jaguaquara, para finalmente, chegar a Jequié, km 289 e estação terminal apenas no ano de 1927 de uma estocada só. Em 1892 foi construído o único ramal da linha para Amargosa, com 29 quilômetros e em 1941 a linha foi prolongada de Nazaré até São Roque, porto de mar. Funcionou até sua desativação sob protestos no ano de 1967.

Ilhéus
São Roque   Aritaguá
Caboto   Sambaituba
Nazaré   Urucutuca
Onha   Almada
Muniz Ferreira   Lavapés
Taitinga   Itajuipe << Rio do Braço
  Sequeiro do Espinho
  Ponto da Barra
  RAMAL DE ITAJUÍPE << <<
Rio do Braço <<
  RAMAL DE POIRI <<
  Banco do Pedro
Uruçuca
Serra Verde
Ibirapá
Pedras Pretas
Poiri
Santo Antonio de Jesus   Mutuns
Santana   Itabuna
Varzedo    
José Marcelino    
São Miguel das Matas >> >> RAMAL DE AMARGOSA    
Corta Mão
Acaju
Amargosa
Engenheiro Pontes    
Laje    
Mutuípe    
Jaguaritu    
Jequiriçá    
Ubaíra    
Patioba    
Engenheiro França    
Santa Inês    
Engenheiro Átila    
Itaquara  
Jaguaquara    
Casca da Bahia    
Caatingas    
Baixão    
Jequié    
     
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.