A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Laginhas
Antonio Gonçalves
Missão
...
Saída do ramal de Campo Formoso: Campo Formoso
...

Linha Iaçu-Bonfim, 1953
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1917-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)

RFFSA (1975-1996)
ANTONIO GONÇALVES
(antiga ITINGA)
Município de Antonio Gonçalves, BA
Linha Centro-Sul - km 460,817 (1960)   BA-3307
    Inauguração: 01.03.1917
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itinga foi inaugurada em 1918. "A colonização sido iniciada no final do século XIX com a chegada de famílias que constituíram a fazenda "Pau Ferro", formando mais tarde o povoado com o mesmo nome. Inaugura-se em 1916 a estação ferroviária na propriedade denominada "Frade". Para tal local os moradores de Pau Ferro e outros lugares foram se transferindo, sendo o nome mudado para Itinga, que na língua indígena significa "água branca", nome do rio de águas transparentes existentes no território. Elevada à condição de

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1917 a 1970. Ao lado, um destes trens está próximo à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
distrito foi denominada Itinga da Serra. Em 1962, tornado município, alterou-se o topônimo (da cidade e da estação) para Antônio Gonçalves, em homenagem ao profissional médico que militou muitos anos na região" (www.pfldabahia.org.br). O trem cargueiro ainda passa por ali, com o sentido de Campo Formoso, ramal que dai de Antonio Gonçalves também desde 1917. De Antonio Gonçalves para a frente, sentido Laginhas, os trilhos foram arrancados, quando se suprimiu a linha Bonfim-Iaçu nos anos 1980 (oficialmente, em 1994).
(Fontes: Roosevelt Reis; www.pfldabahia.org.br; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação nos anos 1950. Foto IBGE


A estação, totalmente "lacrada"...

...em 2008. Fotos Roosevelt Reis
     
Atualização: 12.01.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.